Tendências: podcasts já fazem parte da estratégia de marca nas empresas

Voce está em :Home-Opinião-Tendências: podcasts já fazem parte da estratégia de marca nas empresas

Tendências: podcasts já fazem parte da estratégia de marca nas empresas

Formato de conteúdo em áudio tem uma grande vantagem em relação aos outros: a acessibilidade. Em Santa Catarina, diversos negócios já utilizam o podcast para posicionamento e divulgação.

Formato de conteúdo em áudio tem uma grande vantagem em relação aos outros: a acessibilidade. Em Santa Catarina, diversos negócios já utilizam o podcast para posicionamento e divulgação.


[02.12.2020]

Por Fabio Ferrari* 

Os dados afirmam que sim. E não só no Brasil, mas, também, em Santa Catarina, as empresas abriram os olhos para as potencialidades dessa mídia. No estado, temos pelo menos 14 programas sendo produzidos e alimentados com episódios. 

Mas nada melhor do que números para provar a teoria. Então, vamos lá!

De acordo com o IBOPE 2019, “40% dos 120 milhões de internautas brasileiros já escutaram um podcast”, ou seja, 48 milhões de pessoas. Além disso, “32% dos internautas ativos no Spotify utilizam o canal para escutar podcasts”. A mesma pesquisa também revela que “16 milhões de internautas, no Brasil, ouvem podcast três vezes ou mais por semana”.

Mas os números não param por aí. A plataforma Deezer também fez uma pesquisa, no ano passado, baseada em dados do Spotify, Apple iTunes e Google Podcasts, onde aponta um crescimento de 67% na demanda por programas de áudio no país. Mas ela não mostrou apenas o crescimento mas também o engajamento: 25% dos ouvintes tendem a ficar mais de uma hora por dia conectados aos podcasts. 

Percebe o alcance e o poder dessa mídia? 

Após 16 anos, desde o “surgimento” em 2004, ou melhor, desde o aparecimento dele no formato que hoje conhecemos (para quem não sabe, o termo podcasting nasceu nesse ano, sendo POD por causa do iPod e casting em função de broadcasting – transmissão pública e massiva de informações), quanta evolução em termos de quantidade, qualidade e engajamento crescente nos conteúdos disponibilizados pelas diversas plataformas online. 

Mas o que diferencia essa mídia das demais? 

Os podcasts têm uma grande vantagem em relação aos outros formatos – a acessibilidade. O que é um grande facilitador em meio a correria do dia a dia, pois você pode escutá-lo e, ao mesmo tempo, realizar outra atividade. Uma forma fácil e direta do seu conteúdo chegar ao público desejado. E aqui entra outra questão. Como eles, geralmente, são construídos em torno de um tópico específico, permitem a fácil localização por parte da audiência, ampliando as chances de conexão emocional mais profunda, além de estabelecer um elo de confiança e lealdade.

Essas são alguns dos pontos positivos que permitem uma maior visibilidade para a sua marca.  Para quem deseja um público cativo, fiel e altamente consumidor, nada melhor do que utilizar o podcast para divulgar o seu produto.

Além disso, o podcast é uma plataforma democrática e permite que qualquer um possa fabricar sua presença, sem depender das empresas de mídia tradicionais.

Olhe o caso dessas empresas em Santa Catarina que estão investindo em seus próprios podcasts:

1. RaiseHands – Jogando para a Plateia, Podcast em Vídeo: https://lnkd.in/emm-r44

2. Startup SC – Startup/SC Podcast: https://lnkd.in/eT3fsXU

3. Meetime – Cast for Closers: https://lnkd.in/eUJhDdK

4. Codenation – Commit Podcast: https://lnkd.in/evAc4zw

5. Darwin Startups – Hey Ho Let’s Grow: https://lnkd.in/eNBfGC9

6. The CMOs Marketers – The CMOs Marketers Cast: https://lnkd.in/egaCAwH

7. AHGORA – Descomplica RH: https://lnkd.in/eXMF9_w

8. FEEDZ – People Cast: https://lnkd.in/eVN2HEj

9. PREVISION: Talk Visionário – Podcast em Vídeo: https://lnkd.in/eGZtaPQ

10. DIALETTO – Ecossistema: https://lnkd.in/gQYRGSN

11. CRMThink – 24CAST: https://lnkd.in/eMFcdwk

12. SC Strong: https://lnkd.in/e4S9KMt

13. Supernova S7: https://tinyurl.com/y3laxrrw

14. SC Inova Cast: https://tinyurl.com/yxklo779
 


* Fabio Ferrari é empreendedor, investidor-anjo e fundador da Raise Hands – Criadores de Podcast


E por falar em podcasts, confiram o episódio do “Jogando pra Plateia”, podcast em vídeo produzido pela Raise Hands, com o fundador do portal SC Inova, Fabrício Umpierres: