Formato de conteúdo em áudio tem uma grande vantagem em relação aos outros: a acessibilidade. Em Santa Catarina, diversos negócios já utilizam o podcast para posicionamento e divulgação.
[02.12.2020]
Por Fabio Ferrari*
Os dados afirmam que sim. E não só no Brasil, mas, também, em Santa Catarina, as empresas abriram os olhos para as potencialidades dessa mídia. No estado, temos pelo menos 14 programas sendo produzidos e alimentados com episódios.
Mas nada melhor do que números para provar a teoria. Então, vamos lá!
De acordo com o IBOPE 2019, “40% dos 120 milhões de internautas brasileiros já escutaram um podcast”, ou seja, 48 milhões de pessoas. Além disso, “32% dos internautas ativos no Spotify utilizam o canal para escutar podcasts”. A mesma pesquisa também revela que “16 milhões de internautas, no Brasil, ouvem podcast três vezes ou mais por semana”.
Mas os números não param por aí. A plataforma Deezer também fez uma pesquisa, no ano passado, baseada em dados do Spotify, Apple iTunes e Google Podcasts, onde aponta um crescimento de 67% na demanda por programas de áudio no país. Mas ela não mostrou apenas o crescimento mas também o engajamento: 25% dos ouvintes tendem a ficar mais de uma hora por dia conectados aos podcasts.
Percebe o alcance e o poder dessa mídia?
Após 16 anos, desde o “surgimento” em 2004, ou melhor, desde o aparecimento dele no formato que hoje conhecemos (para quem não sabe, o termo podcasting nasceu nesse ano, sendo POD por causa do iPod e casting em função de broadcasting – transmissão pública e massiva de informações), quanta evolução em termos de quantidade, qualidade e engajamento crescente nos conteúdos disponibilizados pelas diversas plataformas online.
Mas o que diferencia essa mídia das demais?
Os podcasts têm uma grande vantagem em relação aos outros formatos – a acessibilidade. O que é um grande facilitador em meio a correria do dia a dia, pois você pode escutá-lo e, ao mesmo tempo, realizar outra atividade. Uma forma fácil e direta do seu conteúdo chegar ao público desejado. E aqui entra outra questão. Como eles, geralmente, são construídos em torno de um tópico específico, permitem a fácil localização por parte da audiência, ampliando as chances de conexão emocional mais profunda, além de estabelecer um elo de confiança e lealdade.
Essas são alguns dos pontos positivos que permitem uma maior visibilidade para a sua marca. Para quem deseja um público cativo, fiel e altamente consumidor, nada melhor do que utilizar o podcast para divulgar o seu produto.
Além disso, o podcast é uma plataforma democrática e permite que qualquer um possa fabricar sua presença, sem depender das empresas de mídia tradicionais.
Olhe o caso dessas empresas em Santa Catarina que estão investindo em seus próprios podcasts:
1. RaiseHands – Jogando para a Plateia, Podcast em Vídeo: https://lnkd.in/emm-r44
2. Startup SC – Startup/SC Podcast: https://lnkd.in/eT3fsXU
3. Meetime – Cast for Closers: https://lnkd.in/eUJhDdK
4. Codenation – Commit Podcast: https://lnkd.in/evAc4zw
5. Darwin Startups – Hey Ho Let’s Grow: https://lnkd.in/eNBfGC9
6. The CMOs Marketers – The CMOs Marketers Cast: https://lnkd.in/egaCAwH
7. AHGORA – Descomplica RH: https://lnkd.in/eXMF9_w
8. FEEDZ – People Cast: https://lnkd.in/eVN2HEj
9. PREVISION: Talk Visionário – Podcast em Vídeo: https://lnkd.in/eGZtaPQ
10. DIALETTO – Ecossistema: https://lnkd.in/gQYRGSN
11. CRMThink – 24CAST: https://lnkd.in/eMFcdwk
12. SC Strong: https://lnkd.in/e4S9KMt
13. Supernova S7: https://tinyurl.com/y3laxrrw
14. SC Inova Cast: https://tinyurl.com/yxklo779
* Fabio Ferrari é empreendedor, investidor-anjo e fundador da Raise Hands – Criadores de Podcast
E por falar em podcasts, confiram o episódio do “Jogando pra Plateia”, podcast em vídeo produzido pela Raise Hands, com o fundador do portal SC Inova, Fabrício Umpierres:
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