Guia lançado pela Endeavor partiu dos principais desafios das startups e scale-ups com endividamento (momento de contrair uma dívida, riscos, preparação, custos e consequências da alavancagem) e com o levantamento de recursos via equity.
[FLORIANÓPOLIS, 16.11.2020]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
Qual a melhor alternativa de financiamento para as empresas acelerarem o crescimento? O Mapa de Acesso a Capital, guia lançado pela rede global de empreendedorismo Endeavor, organiza e apresenta conceitos, instruções e boas práticas para empresas levantarem recursos por meio de nove alternativas: investimento anjo, seed, série A/B, growth capital, private equity, capital de giro, linhas de crédito, debêntures e venture debt.
O objetivo é ajudar os empreendedores e empreendedoras a tomar melhores decisões de acesso a capital, de acordo com o momento e estratégia de negócios. “As scale-ups são as grandes geradoras de inovação, emprego e competitividade no Brasil. O papel do Mapa é oferecer as ferramentas para que os empreendedores possam ir atrás do principal combustível para impulsionar o crescimento de suas empresas, que é o capital”, comenta Camilla Junqueira, Diretora Geral da Endeavor, entidade que completa 20 anos de atuação no país.
Para elaborar o Mapa de Acesso a Capital, foram analisados os principais desafios das startups e scale-ups com endividamento – como o momento de contrair uma dívida, os riscos, a preparação, os custos e as consequências da alavancagem – e com o levantamento de recursos via equity – como o procedimento de captação, os riscos, o processo de negociação e as chances de diluição dos sócios. O material contou com o apoio de mais de 40 mentores da rede, especialistas de mais de 25 organizações (como redes de investidores, fundos e assessorias) e com ideias colhidas em mais de 400 mentorias realizadas nos últimos cinco anos.
As scale-ups (empresas com alto crescimento ao longo de pelo menos três anos consecutivos) geraram mais de R$ 9 bilhões em receita e foram responsáveis por 48 mil empregos diretos no Brasil em 2019.
“Os mapas representam o mundo real, mas em uma escala muito pequena. Eles nos ajudam a ir do ponto A ao ponto B, apontando onde estamos para onde devemos ir. Para se criar uma empresa incrível, é imprescindível ter acesso contínuo aos recursos financeiros ideais para cada fase e situação. Esse mapa vai ajudar a sair da navegação ‘chutômetro’ e chegar à era do GPS”, diz Edson Rigonatti, mentor da Endeavor e sócio da Astella Investimentos.
Na visão de Renata Mendes, gerente de Políticas Públicas na Endeavor, “primeiro, focamos em ajudar os empreendedores a sobreviverem à crise. Agora, voltamos nossos esforços para as medidas que simplifiquem o sistema tributário brasileiro e que facilitem o acesso a capital, acelerando a retomada de crescimento das scale-ups e do país. Até hoje, não existia um material que mapeasse todas as opções de acesso a capital no país, muito menos o passo a passo de como conseguir o financiamento ou investimento”.
Além de orientações práticas para os empreendedores e empreendedoras, com informações objetivas sobre vantagens e desvantagens de cada alternativa de capital, o guia da Endeavor inclui um mapeamento de players do ecossistema, com:
- Mapa de fundos com mais de 150 fundos, early e late stage, com a descrição das teses de investimento;
- Lista de fintechs com mais de 70 empresas que oferecem crédito e outros serviços para empresas;
- Lista de 23 bancos de desenvolvimento e agências de fomento, evidenciando o tipo de financiamento que eles concedem para empresas;
- Mapa de linhas de crédito com as linhas ofertadas pelo BNDES, Finep, BRDE e Banco do Nordeste, com detalhamento das condições de financiamento oferecidas.
Com patrocínio da EY e EDP Ventures, veículo de Venture Capital do Grupo EDP, o Mapa de Acesso a Capital da Endeavor apresenta as características de cada uma das nove alternativas de acesso a capital e qual o passo a passo para acessá-las. O material está disponível neste link: https://capital.endeavor.org.br/
LEIA TAMBÉM:
SIGA NOSSAS REDES