Confira as novidades e os programas abertos para apoiar o desenvolvimento de novos empreendedores e de startups em Santa Catarina
[FLORIANÓPOLIS, 14.02.2020]
Redação SC Inova, com informações de assessorias
Programa criado para levar metodologia de aceleração de negócios (algo bem comum no ambiente de startups) para os microempreendedores individuais (MEIs), o Salto – iniciativa do Impact Hub Floripa e Cidade Empreendedora/Sebrae SC – divulgou nesta semana os resultados obtidos nas oito cidades atendidas em 2019: Florianópolis, Tijucas, Tubarão, Indaial, Rio do Sul, Timbó, Concórdia e Itapiranga.
Ao todo, foram cerca de 900 inscritos, dos quais 589 participaram pelo menos da primeira fase e 381 chegaram ao final – do total de integrantes, a maioria foi de mulheres (64%), entre 30 e 40 anos. Os MEIs que fizeram parte do programa conquistaram ao todo 9.727 novos clientes, geraram 55 novos empregos e 54% dos participantes tiveram aumento no faturamento. O relatório completo com os resultados do Salto/2019 em Santa Catarina está disponível em: http://bit.ly/relatorioSalto2019
Além dos microempreendedores, o Salto contou com uma rede de mentores e recebeu mais de 270 inscrições de voluntários para essa função de guiar os MEIs, oferecendo conteúdo, direcionamento e inspiração, com linguagem acessível e ferramentas que estejam de acordo com a realidade de cada participante. Durante o programa, foram realizados cinco oficinas de capacitação, quatro laboratórios de trocas entre os próprios MEIs e três encontros de mentoria. A maior necessidade de aprimoramento dos participantes foi na área de marketing e vendas (26,6%), seguido por planejamento e gestão estratégica (24,6%) e gestão financeira (21%).
Para 2020, a organização busca novas cidades interessadas para participar do programa – contatos podem ser feitos pelo site www.saltoaceleradora.com ou pelo email programas.floripa@impacthub.com.br.
INSTITUTO NEXXERA SELECIONA EMPREENDEDORES
Estão abertas até o próximo dia 13 de março as inscrições para o programa Conexxão de Impacto 2020, voltado ao desenvolvimento de empreendedores e negócios de impacto socioambiental e promovido pelo Instituto Nexxera, com sede em Florianópolis. Por meio de mentorias individuais e coletivas com especialistas, o programa pretende ideias e negócios de pessoas de comunidades em situação de vulnerabilidade social interessadas em empreender.
Com duração de três meses, de 02.04 a 16.07 de 2020, o Conexxão de Impacto tem prerrogativa alinhada à Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Assim, para garantir a participação, os empreendedores deverão indicar qual ODS a ideia de negócio ajuda a alcançar. As atividades de capacitação e experiências empreendedoras serão realizadas presencialmente no espaço NexxLabs Soho, ambiente de inovação do Grupo Nexxera.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link http://bit.ly/Inscrição-Impacto-20201
ÚLTIMAS SEMANAS PARA INSCRIÇÃO NO PROGRAMA STARTUP SC
O Programa de Capacitação Startup SC, iniciativa do Sebrae/SC, está com inscrições abertas para a sua 10ª edição até o dia 27 de fevereiro. Com turmas nas cidades de Blumenau, Chapecó, Joinville e Florianópolis, o programa terá neste ano uma duração de oito meses, em invés de cinco, e oferece além de capacitação acesso à rede de empreendedores do ecossistema de inovação catarinense. As inscrições podem ser feitas em www.startupsc.com.br/inscreva-se/ e o calendário completo conferido em www.startupsc.com.br/calendario/.
O resultado da seleção será divulgado no dia 9 de março e 50 startups serão contempladas, tendo acesso a workshops e mentorias presenciais e online gratuitamente. Ao todo, os benefícios podem chegar a R$ 300 mil, incluindo acesso a serviços de cloud, CRMs e ferramentas de marketing digital.
Em 2019, foram 50 startups participantes e 172 empreendedores capacitados nas quatro cidades. Ao todo, em nove edições, o programa já contemplou 220 startups de 25 cidades catarinenses. Durante o processo seletivo, os principais critérios avaliados serão o produto ou o serviço oferecido pela startup, a qualificação e o engajamento dos empreendedores, o tamanho do mercado alvo da solução oferecida e a maturidade do projeto.
SIGA NOSSAS REDES