TotalVoice, de Palhoça, é vendida para a gaúcha Zenvia

Voce está em :Home-Inovadores, StartupSC-TotalVoice, de Palhoça, é vendida para a gaúcha Zenvia

TotalVoice, de Palhoça, é vendida para a gaúcha Zenvia

Com a aquisição, empresas pretendem alcançar a liderança como plataforma de comunicação na América Latina nos próximos anos.

Com a aquisição, empresas pretendem alcançar a liderança como plataforma de comunicação na América Latina nos próximos anos. Foto: Divulgação TotalVoice

A TotalVoice, startup com sede em Palhoça que desenvolve uma API (interface de integração) de comunicação de voz e texto, anunciou nesta terça-feira (12.03) a aquisição pela gaúcha Zenvia, que também atua na área de telecomunicações. Com a aquisição, a empresa porto-alegrense não apenas agrega a seu portfólio a solução da TotalVoice, que já é utilizada por mais de 1000 clientes no Brasil, como também pretende se tornar a maior plataforma de comunicação corporativa em texto e voz na América Latina nos próximos anos. O valor da negociação não foi divulgado.

Mesmo com a aquisição, os sócios da TotalVoice continuarão à frente da empresa, que também irá manter a base no bairro da Pedra Branca e pretende dobrar ao longo do ano o volume de colaboradores – hoje são 20 – conforme antecipou ao SC Inova o CEO João Selarim. Egressa do programa de capacitação StartupSC e também da aceleradora Darwin Startups, a TotalVoice passou por uma revolução nos últimos três anos, quando deixou de atuar no mercado de serviços de VoIP e desenvolveu uma API que permitisse a empresas fazer chamadas e enviar mensagens de texto por meio de seus softwares.

De 2016 até o ano passado, a TotalVoice atingiu mais de 1000 clientes, que fizeram mais de 6 milhões de chamadas e enviaram mais de 3 milhões de mensagens por SMS  – no portfólio, empresas dos mais diversos portes e segmentos, com destaque para a Kroton (líder no mercado privado de educação no país) e o Sebrae. Só em 2018, o faturamento da startup mais do que dobrou frente a 2017.

LEIA TAMBÉM: TotalVoice, a startup que se reinventou para crescer seis vezes em dois anos

“Tivemos um ano excelente e estávamos nos preparando para crescer rápido. O líder mundial nesse mercado é a (norte-americana) Twilio e sabíamos que em algum momento eles iriam chegar à América do Sul. Por isso, precisávamos estar fortes para enfrentar essa concorrência” recorda Selarim, que começou na empresa em 2015 e idealizou a API que mudou os rumos da TotalVoice.

No início do ano passado, a ideia era buscar um fundo de investimentos para acelerar ainda mais o crescimento – embora não pensassem em um exit, não descartavam a possibilidade. “Nos últimos meses começamos a conversar com a Zenvia, que é nossa fornecedora de SMS, e vimos o que fazia sentido numa possível integração. A gente atua no mesmo mercado, eles já nos conheciam e aconteceu que tivemos uma sinergia impressionante. Foi o que nos fez optar por esse acordo e isso nos deixa muito motivados para seguir crescendo”, ressalta o CEO.

Reportagem: Fabrício Rodrigues
scinova@scinova.com.br