Startup que desenvolve software para gestão de obras tem como clientes algumas das principais construtoras na Grande Florianópolis.
A Welob, desenvolvedora de uma plataforma de acompanhamento de obras na construção civil, é a primeira startup a receber aporte da Rede de Investidores Anjo (RIA) de Santa Catarina em 2019, uma iniciativa liderada pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) em conjunto com a Anjos do Brasil.
A negociação começou em setembro de 2018, após apresentação da empresa em Fórum da RIA, em Florianópolis. Além do valor financeiro, os investidores também contribuem com mentorias à startup. Por meio da Rede, pessoas físicas dividem o total a ser investido, reduzindo riscos da transação. Apesar do valor deste investimento não ter sido divulgado, a média dos cinco primeiros aportes feitos pela RIA foi de aproximadamente R$ 220 mil, segundo balanço divulgado no ano passado.
“O investimento é principalmente nas pessoas. Nós acompanhamos o crescimento da Welob e o trabalho do sócios, é uma relação construída há tempo e com muita confiança”, explica Marcelo Cazado, líder da RIA SC. A Welob também é uma das participantes do MIDITEC, incubadora gerenciada pela Acate e mantida pelo Sebrae/SC e fez parte da turma do programa de capacitação StartupSC em 2018.
“Nosso objetivo com esse grupo foi obter Smart Money, o investimento com capital intelectual, no qual o investidor colabora também estrategicamente para a empresa. Os participantes da rodada são especialistas em gestão, em financeiro, em marketing, essa bagagem é fundamental para nosso crescimento”, comenta Paula Lunardelli, diretora de marketing e cofundadora da Welob.
O software da empresa mostra as atividades que estão em atraso na obra, ajuda a replanejar o orçamento e identifica recursos necessários para cada etapa. Com o sistema no mercado desde 2017, a Welob tem como clientes incorporadoras e construtoras na Grande Florianópolis como Pedra Branca, Dimas, RDO, CFL, WKoerich, entre outras.
LEIA TAMBÉM: Como a Rede de Investidores de Anjo, em um ano, se consolidou em SC
Criada em 2016, a RIA realiza anualmente quatro fóruns, em que abre oportunidades para startups apresentarem seu pitch e buscarem recursos para o desenvolvimento. Entre as investidas, estão empresas que já se destacam no ambiente de inovação e TI locais como ePHealth, Geekhunter e Conpass. A rede hoje conta com cerca de 50 participantes, empreendedores e executivos experientes que detém conhecimento prático no desenvolvimento de startups.
Texto: Fabrício Rodrigues, editor do SC Inova, com informações da RIA SC
SIGA NOSSAS REDES