Grupo de empreendedores que participam da comitiva do StartupSC também trocam ideias e experiências durante o StartupTalks, promovido por entidades brasileiras e norte-americanas no Vale do Silício. / Foto: Alexandre Souza
A sexta edição da Missão ao Vale do Silício, organizada anualmente pelo Startup SC, começou na segunda-feira (04) com uma série de encontros de networking e dicas de negócios para as startups catarinenses presentes no Norte da Califórnia. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX Brasil) recepcionou o grupo de empreendedores e apresentou sugestões sobre expansão do negócio para outros países e inserção no Vale. A agência, presente em diversos países, tem como missão dar visibilidade para empresas brasileiras e atrair investimentos estrangeiros para o país.
“Empresas que desejam internacionalizar precisam saber principalmente o que não fazer. Como agência, apontamos várias saídas viáveis, para que a própria empresa decida qual o melhor caminho”, afirma Fernanda Baker, representante da APEX Brasil em São Francisco. Segundo ela, as startups de Santa Catarina costumam se destacar no cenário de tecnologia brasileiro. “Empreendedores catarinenses elevam o nível das empresas da área no Brasil, principalmente pela maturidade que apresentam, pela forma como inovam e pela conexão que têm com o ecossistema.”
No primeiro dia da missão, os empreendedores também participaram do StartupTalks, um evento que abriu espaço para discussões e reflexões sobre os desafios enfrentados por empresas baseadas no modelo SaaS (Software as a Service). O encontro foi organizado pelo Sebrae/SC, Apex Brasil, One VC, Zendesk e Silicon Valley Bank, e trouxe importantes aprendizados para empresas que estão começando.
A agenda do encontro tratou de temas importantes para startups em fase de desenvolvimento, como relacionamento com clientes, métodos de captação de investimentos, desafios de atração e contratação de equipes, além de dicas para negócios baseados em nuvem.
Entre os ensinamentos, players locais como Zack Finkelstein, da 5 Global, e Pedro Sorrentino, da One VC, destacaram a importância de se vender uma boa história, fazer conexões relevantes e se abrir para opiniões. Martin Spier, da Netflix, enfatizou a relevância de se contratar profissionais que se encaixem na cultura da empresa e da presença em grandes mercados de tecnologia, como o Vale do Silício, principalmente para empresas que querem se tornar globais.
“Esse contato com os desafios que grandes empresas vivenciam nos mostra que eles não são tão diferentes dos nossos. Isso valida a perspectiva que temos de um dia alcançar o mesmo sucesso que as gigantes alcançaram, mesmo sabendo que o percurso não é baseado em uma linha reta”, relata Marcelo Andrade, da Reviewr, uma das startups selecionadas para a missão ao Vale.
As oito startups selecionadas pelo programa Startup SC continuam no Vale do Silício até o fim da semana, acompanhando o Saastr Annual 2019, maior evento de SaaS do mundo. Além disso, farão um roteiro por aceleradoras, instituições e empresas de referência na região.
Confira abaixo alguns vídeos produzidos pela equipe da Dialetto, que acompanha os empreendedores na Missão ao Vale do Silício, com destaques dos empreendedores direto do Saastr Annual 2019:
Leonardo Rochadel, da O2O Bots, sobre planejamento de longo prazo para startups
George Eich, fundador da CoBlue, destaca palestra sobre crescimento de receita recorrente
SIGA NOSSAS REDES