Desafix, realizado em parceria com o Sebrae, apoiou 20 startups ao longo de cinco meses e já soma mais de 50 negócios acelerados desde 2021. / Foto: Divulgação
![]()
[29.10.2025]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
A Ciser, empresa catarinenses que é a maior fabricante de fixadores da América Latina, concluiu na última sexta (24), a 4ª edição do Desafix, programa de inovação aberta voltado ao desenvolvimento de soluções para a indústria, realizado em parceria com o Sebrae. Durante cinco meses, 20 startups participaram de uma trilha de aprendizado e mentorias com foco em gestão, estratégia e inovação. O encerramento ocorreu no auditório da Escola SESI de Referência, em Joinville, reunindo especialistas, empreendedores e lideranças empresariais.
O Desafix é uma iniciativa do Hub #Colmeia, centro de inovação da Ciser e tem formato de pré-aceleração. Foram selecionados negócios em operação, com produto validado e início de faturamento, de diferentes regiões do Sul e Sudeste, atuando em áreas como indústria 4.0, ESG, logística, manufatura inteligente, tecnologia digital e fixação inteligente.
Segundo Luidgi Paolo Pedrazza, gerente de Inovação da Ciser, o programa tem impulsionado jovens empreendimentos por meio de mentorias, ferramentas de gestão e orientação especializada “para que acelerem seu crescimento e desenvolvam novas tecnologias e modelos de negócios para a indústria como um todo. Foram cinco meses de muitas atividades presenciais e online para ampliar a visão desses empreendedores e alavancar a inovação na indústria”, afirma.
As startups se reuniram mensalmente em Joinville para workshops presenciais e participaram de uma série de atividades online. O objetivo foi preparar as equipes para pensar em negócios e estratégia, compreender a jornada do cliente e moldar seus produtos a partir dela, além de aprimorar áreas como marketing, vendas e captação de recursos. As mentorias foram conduzidas por especialistas selecionados entre executivos da Ciser, técnicos do Sebrae e parceiros da TXM Methods, em um grupo que reúne cerca de 400 profissionais.
“Além do conhecimento e da mentoria específica para seus negócios, as startups ficam mais visíveis para outras indústrias, durante o programa. Essa proximidade permite que se conheçam e possam estabelecer parcerias que geram crescimento para todos em seus respectivos segmentos”, comenta Pedrazza.
Um exemplo é o da 4FeedStock, startup de Florianópolis especializada em pesquisa, desenvolvimento e inovação na valorização de resíduos industriais. A empresa participou da edição de 2024, quando a Ciser identificou a oportunidade de desenvolver, em conjunto com a startup, um projeto de gestão de resíduos sólidos voltado à eficiência operacional e sustentabilidade.
“A experiência resultou em uma evolução significativa do nosso negócio, desdobrando em parceria com a Ciser e implementação de projetos. Também fizemos conexões valiosas com outras startups, gerando indicações e soluções complementares”, destaca Willian Farias, CEO da 4FeedStock.
Em quatro anos, mais de 50 startups já passaram pelo Desafix, com resultados que incluem o desenvolvimento de novos produtos e processos, além de parcerias com indústrias consolidadas no mercado nacional e global. A próxima edição, em 2026, deverá enfatizar temáticas voltadas a hardtechs e deeptechs.






SIGA NOSSAS REDES