Expoinovação 2025: evento fortalece Joinville como ponte entre indústria e IA aplicada

Voce está em :Home-Ecossistemas, Sociedade-Expoinovação 2025: evento fortalece Joinville como ponte entre indústria e IA aplicada

Expoinovação 2025: evento fortalece Joinville como ponte entre indústria e IA aplicada

Com base industrial forte, cidade recebe nos dias 17 e 18/9 evento que mira conexões práticas entre empresas tradicionais e novas tecnologias.

Com base industrial forte, cidade recebe nos dias 17 e 18/9 evento que mira conexões práticas entre empresas tradicionais e novas tecnologias. / Foto: Divulgação


[03.09.2025]
Por SC Inova + Ecosystems 

A 12ª edição da ExpoInovação, que acontece nos dias 17 e 18 de setembro, reforça Joinville como território onde a indústria encontra aplicações de tecnologia — inclusive inteligência artificial — para problemas de negócio. O Expocentro Edmundo Doubrawa deve reunir cerca de 5 mil participantes, 160 marcas e 100 startups em quatro palcos simultâneos, com mais de 50 horas de conteúdo e formato de “palestras silenciosas” para favorecer foco e agendas produtivas.

Organizada pela Softville, com realização da Prefeitura e do COMCITI e apoio do Sebrae/SC, a feira se propõe a ser transversal: “estamos trazendo mais palestrantes e temas variados para dialogar com todas as áreas das empresas. Vamos tratar de inovação, cultura organizacional, marketing, vendas, inteligência artificial, gestão, produto e muito mais”, afirma Grasiéle Nazário, executiva da Softville. O propósito, segundo ela, é fortalecer negócios inovadores e posicionar Joinville como referência em tecnologia e empreendedorismo, reunindo empresas, startups, universidades e poder público .

Na programação do evento, a ponte entre legado industrial e novas soluções aparece tanto do lado das startups quanto das empresas estabelecidas. A joinvilense Futuriza, que  venceu a Batalha de Startups de 2024, apresentará um conceito de one-stop shop para e-commerce com módulos baseados em IA — de provadores virtuais à geração automatizada de fotos, vídeos e 3Ds de produtos. “O networking reúne decisores de indústrias e potenciais clientes, além de investidores e executivos de grandes marcas que não são acessíveis por canais tradicionais”, diz o CEO, Felipe Silva.

A Avell, que também tem sede em Joinville, leva ao pavilhão seu portfólio de notebooks de alto desempenho, posicionando hardware como habilitador para fluxos intensivos em dados, criação e engenharia. Segundo Nathalia Yamanaka, analista de eventos e parcerias da companhia, a primeira participação no evento trouxe resultados positivos, especialmente pela conexão com o ecossistema de inovação de Santa Catarina. “Acreditamos no potencial da ExpoInovação como espaço de troca, aprendizado e geração de oportunidades. Queremos nos aproximar de empresas e instituições que compartilham a mesma visão de futuro”, afirma.

Com 4 mil m² de área expositiva, a programação retoma a trajetória iniciada em 2013, quando o encontro nasceu com palestras noturnas e organização voluntária. “A ExpoInovação é um espaço de conexões. É onde empresas, startups, profissionais e estudantes encontram inspiração, trocam experiências e abrem caminhos para inovar. Ao longo dos anos, ganhou força e hoje é a coroação do trabalho de todo o ecossistema”, resume Daniel Moreira, da Softville.

A agenda inclui nomes nacionais como Dado Schneider (abertura, 17/9 às 14h) e Luciano Potter (encerramento do dia 17, às 19h30), além da Batalha de Startups no palco 360° (18/9, às 18h30), com dez empresas disputando R$ 10 mil a fundo perdido em iniciativa do JoinVC. Em linha com o tema deste ano — “Além do óbvio: o futuro que já começou” —, a expectativa dos organizadores é de que o encontro funcione como vitrine e, sobretudo, como pipeline de conversas que possam se desdobrar em pilotos, parcerias e novos negócios para a economia local e do Estado.

SERVIÇO

ExpoInovação 2025: 17 e 18 de setembro, das 13h às 21h, no Expocentro Edmundo Doubrawa (Joinville/SC).
Ingressos e informações: expoinovacao.com.br