Healthtech de Florianópolis pretende ampliar presença nacional e iniciar expansão pela Europa e América do Norte, comenta o CEO Juliano Perfeito (foto). / Imagem: Divulgação
[20.08.2025]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
A Inovamotion, healthtech catarinense especializada em soluções para o setor médico-hospitalar, acaba de captar R$ 3 milhões em investimento para acelerar o desenvolvimento de suas tecnologias e dar início a uma fase de internacionalização. O recurso foi aportado por um investidor pessoa física, que optou por não ter o nome divulgado publicamente.
Com o aporte, a empresa finalizou o desenvolvimento do Patello, dispositivo médico que realiza mobilização patelar multidirecional, e iniciou os processos de certificação junto ao Inmetro e à Anvisa. A startup também avançou na proteção de propriedade intelectual, com patentes depositadas em 26 países — em 24 deles já concedidas — além do Brasil. A meta é iniciar a comercialização internacional pela Europa e América do Norte, com expansão para países como Espanha, Portugal, Alemanha, Bélgica, Suíça, Turquia, Polônia, Itália e Holanda.
“O capital foi muito importante para finalizar o desenvolvimento do Patello e ampliar nossa proteção de propriedade intelectual. Esse respaldo jurídico abre portas para a comercialização global do produto”, afirma Juliano Perfeito, CEO da Inovamotion.
Além do Patello, parte do investimento será direcionada ao Notia, plataforma de gestão e rastreabilidade de ativos médico-hospitalares que já está em operação em dois hospitais da região Sul. A solução busca garantir eficiência e segurança na gestão de materiais e dispositivos em centros cirúrgicos. “O aporte nos permite avançar no desenvolvimento de novas funcionalidades para a ferramenta”, acrescenta Perfeito.
INCENTIVO LOCAL COMPLEMENTA ESTRATÉGIA
Paralelamente, a Inovamotion foi uma das 13 startups selecionadas no Programa de Incentivo à Inovação (PII) da Prefeitura de Florianópolis, que possibilita a captação de até R$ 175 mil por meio de renúncia fiscal de empresas locais. O recurso será destinado ao aprimoramento da plataforma Notia.
Com a combinação de investimento privado e incentivo público, a healthtech aposta na consolidação do mercado brasileiro e na abertura de novos caminhos para a internacionalização de suas soluções médicas. “O apoio do município é essencial neste momento da nossa trajetória, pois estamos em uma fase intensa de desenvolvimento e isso nos permite seguir com o crescimento e desenvolvimento de novas funcionalidades”, reforça o CEO.
SIGA NOSSAS REDES