Fórum Brasil ODS em Joinville discute Bioeconomia como nova fronteira da inovação em SC

Voce está em :Home-Sociedade-Fórum Brasil ODS em Joinville discute Bioeconomia como nova fronteira da inovação em SC

Fórum Brasil ODS em Joinville discute Bioeconomia como nova fronteira da inovação em SC

Evento terá transmissão online gratuita e reúne especialistas do Brasil e do exterior para debater emergências climáticas e oportunidades econômicas da biodiversidade

Evento terá transmissão online gratuita e reúne especialistas do Brasil e do exterior para debater emergências climáticas e oportunidades econômicas da biodiversidade. / Foto: Divulgação


[12.08.2025]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

Nos dias 15 e 16 de agosto, Joinville recebe o Fórum Brasil ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 2025, que vai reunir alguns dos principais especialistas e lideranças em sustentabilidade e inovação do país, com foco em soluções para a emergência climática e no potencial da bioeconomia como vetor de desenvolvimento para Santa Catarina. Com as 400 vagas presenciais esgotadas, o evento que acontece no Ágora Tech Park terá transmissão online gratuita, ampliando o acesso aos debates que conectam biodiversidade, tecnologia e novos modelos econômicos.

O segundo dia de programação, 16 de agosto, será dedicado à Bioeconomia e suas oportunidades para Santa Catarina. Às 9h15, a palestra magna “Bioeconomia como estratégia de futuro” será conduzida por Daniel Lodetti, do Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores), com foco na perspectiva da política externa e nas oportunidades globais para o Brasil.

Na sequência, às 10h15, o painel “Bioeconomia: inovação que gera valor e sustentabilidade” discutirá aplicações práticas do conceito, mediado por Luciana Homrich, do Movimento ODS SC, e com participação de Patrícia Uchôa, especialista em nanotecnologia; Katiusca Wessler, da Nanobiocell; e Guilherme Zimmermann, da Organa Biotech. “A crise climática nos impõe uma imensa oportunidade de repensar nossos modelos de desenvolvimento. A Bioeconomia não é apenas uma alternativa, é a vanguarda de uma economia mais inteligente e regenerativa, e Santa Catarina tem o potencial para liderar essa transformação”, afirma Luciana.

A programação do dia anterior, 15 de agosto, incluirá a palestra de abertura “Emergências Climáticas – O que a COP espera de nós”, com o professor Marcelo Dutra, ecólogo e doutor em Ciências, além do debate “Impacto das Emergências Climáticas na Justiça Social”, conduzido por Lavito Bacarissa, da Comissão Nacional para os ODS (CNODS), que abordará o papel dos municípios na mitigação das desigualdades.

O Fórum Brasil ODS é realizado pelo Movimento Nacional ODS Santa Catarina, com produção do Hub de Eventos, e apoio oficial do Perini Business Park, Ágora Tech Park, Hub ODS SC – Pacto Global – Rede Brasil, CNODS e Ministério das Relações Exteriores. A iniciativa conta com patrocínio de empresas como Central Ailos, Portonave, Porto de Itajaí, Porto de Santos, ArcelorMittal, AEGEA, Engie, Casan, Instituto Fenachopp, Martinelli Auditores e Ilpea.

As inscrições para a transmissão online são gratuitas e podem ser feitas através do site oficial: https://forumbrasilods.com.br/