UniSul quer se firmar como novo polo tecnológico em Florianópolis

Voce está em :Home-Sociedade-UniSul quer se firmar como novo polo tecnológico em Florianópolis

UniSul quer se firmar como novo polo tecnológico em Florianópolis

Com campus no Continente voltado à formação em tecnologia, universidade aposta em cursos alinhados ao mercado e parcerias para suprir a crescente demanda do ecossistema local. / Foto: Divulgação


[07.07.2025]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

Com o objetivo de se posicionar como um novo polo de formação em tecnologia em Florianópolis, a UniSul está transformando seu campus localizado no bairro Capoeiras, no Continente, em um centro focado em cursos voltados para o setor. A partir do segundo semestre de 2025, a instituição vai oferecer oito graduações na área, sendo dois bacharelados e seis tecnológicos, buscando atender à crescente demanda por profissionais qualificados no ecossistema local de inovação.

A movimentação acompanha a expansão do setor de tecnologia na capital catarinense, que já representa cerca de 25% do PIB municipal e espera gerar mais de 50 mil novas vagas até 2027, segundo o Mapeamento das Demandas e Perfil de Talentos para o Setor de Tecnologia, estudo realizado pela Rede de Inovação de Florianópolis, em parceria com a prefeitura, ACATE e Sebrae Startups. A proposta da universidade é aproximar a formação acadêmica das necessidades práticas do mercado, com foco em áreas como inteligência artificial, ciência de dados, computação em nuvem e segurança da informação.

Entre os cursos que serão oferecidos no novo polo, destacam-se os bacharelados em Ciência da Computação e Sistemas de Informação, que têm uma formação mais abrangente e aprofundada. Já as graduações tecnológicas incluem Big Data e Inteligência Analítica, Segurança da Informação, Gestão da Tecnologia da Informação, Redes de Computadores, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Jogos Digitais. Essas formações são voltadas para quem busca uma entrada mais rápida no mercado, com foco em competências específicas e alta demanda por parte das empresas.

De acordo com a professora Francielli Scarpini, coordenadora da área de Engenharias da UniSul, a formação será fortemente orientada para tecnologias emergentes e ministrada por docentes com experiência prática no setor.

“A formação é focada em tecnologias emergentes — como inteligência artificial, ciência de dados, computação em nuvem e segurança da informação — e é ministrada por docentes que também atuam no setor, o que garante uma conexão direta com as práticas e tendências de mercado. Isso se traduz em um alto índice de empregabilidade entre os egressos, com profissionais prontos para o mercado e alinhados às exigências atuais das empresas”, afirma.

Além de infraestrutura voltada para o ensino prático, com laboratórios de informática e currículo alinhado às competências mais valorizadas, a UniSul aposta em parcerias estratégicas para potencializar a formação. A universidade mantém conexões com empresas e entidades como ACATE e big techs como incluindo Microsoft, Oracle, AWS, IBM e Google. 

O movimento reflete uma tendência mais ampla de fortalecimento da base educacional voltada para tecnologia em Florianópolis – a proposta é criar um ambiente que funcione como elo entre academia e mercado, fomentando a formação de profissionais preparados para os desafios da chamada “quinta revolução industrial”, marcada pela digitalização crescente de processos e serviços.