Com metade da equipe já atuando na capital catarinense, startup fundada em Londrina vê ecossistema local como estratégico para manter crescimento acelerado
Enquanto algumas startups nascidas em Florianópolis crescem e começam a expandir para outros estados e países (como mostramos recentemente com Involves e RD), algumas empresas de fora enxergam a capital catarinense como um mercado estratégico para gerar negócios e se conectar com o ecossistema de inovação e tecnologia, que já se consolidou como referência no Brasil. Esta é a aposta que fez a Moskit CRM – empresa do grupo de desenvolvimento de softwares Blanq, com sede em Londrina (PR) – ao instalar em Floripa sua base comercial e de atendimento ao cliente.
A equipe de 14 pessoas está no coworking SoHo, em frente à praia de Itaguaçu, na região continental da cidade. A ideia de vir para Santa Catarina rondava a mente dos fundadores da Moskit há algum tempo, afirma o CEO e cofundador Daniel Semaan, mas o projeto virou necessidade quando a empresa contratou dois experientes profissionais da área de TI, Eduardo Rodrigues e Kayuá Freitas, ambos ex-Exact Sales, para assumir as diretorias de Operações e Comercial, respectivamente.
“Eles são membros muito engajados do ecossistema, conhecem e conversam muito com as empresas, são mentores de startups. O Eduardo vem para cuidar da questão operacional, agregar novas camadas de serviço. O Kayuá, além de ser um dos melhores caras de venda do país, vai auxiliar no marketing e na produção de conteúdo em nosso portal e na série que estamos fazendo no YouTube, com materiais educativos”, explica Daniel. Além do software para gestão de vendas, a Blanq é desenvolvedora de um sistema para imobiliárias e corretoras, Simbo, que está no mercado desde 2012. Ao todo, a empresa conta com 30 colaboradores e, além de Santa Catarina, tem escritório na capital paulista.
Lançado em março de 2016, o Moskit é um software voltado para gestão de vendas e relacionamento com o cliente, especialmente para quem atua no mercado de startups – entre os principais concorrentes estão Pipedrive e Agendor. O diferencial, conta o CEO, foi tentar desenvolver algo mais voltado ao perfil do vendedor brasileiro: “nós usávamos CRMs consolidados no mercado mas nenhum deles foi feito para o tipo de profissional que atua aqui no país. Ficou claro na nossa cabeça que tínhamos que fazer algo diferente e ser visualmente fácil de usar. Por isso nos inspiramos no padrão do Google, que é largamente utilizado, e também ter outras funções como nota de áudio e integração com whatsapp. O vendedor aqui no Brasil é ótimo, mas não quer ficar cadastrando informação, ele quer ajuda pra isso”, explica.
No primeiro ano de funcionamento, a ferramenta chegou à marca de 300 clientes. Neste ano, a meta de dobrar o volume de clientes já está quase batida, mas a ideia é continuar crescendo em média 100% ao ano – alavancada sempre por recursos próprios (bootstrapping).
A chegada a Florianópolis é considerada estratégica para bater esses números: “nós definimos essa meta assim que iniciamos as operações aqui. Nosso objetivo é ser o maior CRM do país”, diz Daniel, novo integrante da ponte aérea comercial que começa a receber cada vez mais empreendedores de outras cidades.
SIGA NOSSAS REDES