Em entrevista ao SC Inova durante o RD Summit 2023, o executivo-líder da empresa fundada em Florianópolis detalha expansão, transição na gestão e o futuro do marketing digital. / Foto: Divulgação / Green Fotografia
[SÃO PAULO, 09.11.2023]
Por João Paulo Borges, especial para o SC Inova, direto de SP
À frente da RD Station há cerca de 9 meses, o CEO Juliano Tubino, conversou com o SC Inova na abertura do RD Summit, evento que está reunindo até sexta (10.11) cerca de 18 mil pessoas em São Paulo, e abordou como tem sido essa transição na companhia, adquirida pela Totvs no início de 2021 e que vem atuando como uma consolidadora do mercado de tecnologia para a área de marketing e vendas, com aquisição de empresas como Tallos e Exact Sales.
Neste papo, ele avalia os próximos passos da RD, o legado deixado pelos fundadores e o clima com relação ao novo momento do Summit, com casa nova. Confira:
SC INOVA – Qual sua avaliação desse período como CEO, desafios, pontos positivos e o que projeta para o crescimento nos próximos anos?
JULIANO TUBINO – A gente está numa Babilônia. Se você escolhe como CEO de uma empresa de alto crescimento, o volume, a intensidade das coisas que você tem que fazer, ela não é pequena. Que ao mesmo tempo que você tem que manter uma consistência de entrega de resultados por parte de uma empresa de capital aberta, você está num ambiente de novo, de crescimento, de novidade, que vão trazer os seus desafios. Eu, honestamente, com nove meses, eu ainda não vi nenhum problema ruim, tudo problema bom. São desafios de crescimento, onde tem oportunidade. São desafios de aceleração, treinamento, onde tem gente querendo crescer.
Eu não digo gente só RDdoers, parceiros. Qualquer CEO que encontrei uma empresa com esse nível de engajamento, não tem direito de reclamar de nada, não tem direito de ver ponto negativo, porque o vento a favor é muito forte. A cobrança da velocidade é gigante.
Eu como CEO estou num lugar que sempre quis estar. Tem muito vento a favor, uma cultura da companhia super forte, produtos legais, relacionamentos, um cliente legal. Qual o maior desafio? Como é que você faz isso ser melhor? Daí que você cria uma próxima jornada de uma companhia que teve tanto sucesso, teve uma gestão por fundadores que vão continuar presentes, em um novo papel. O balanço final ainda está por trás. Os resultados estão mostrando que a gente está no caminho certo. É um constante equilíbrio entre coisas que você tem certeza que vão acontecer com apostas e as apostas das novas unidades são parte integral desse desafio.
SC INOVA – A RD segue com a estratégia de comprar outras empresas maduras em seus mercados, como a Exact Sales? O que planejam com relação a crescimento inorgânico?
JULIANO TUBINO – O balanço é ótimo. No mínimo metade do faturamento da companhia volta em investimentos em inovação e melhorias dos produtos. A gente chega no RD Summit 2023 fazendo quatro a cinco anúncios novos. Um deles é 100% inorgânico, por enquanto, que é a Exact Sales. O segundo que é a Tallos, já é uma evolução. Os anúncios feitos hoje já são de investimentos adicionais, de incorporação, de nova marca, já se confundem um pouco o quanto isso é orgânico e a partir daí a companhia crescendo junto.
Os clientes vêm crescendo e vêm exigindo cada vez mais. 100% do que a gente está lançando dentro da RD Station Marketing é orgânico e atende às necessidades de clientes grandes. Por fim, as nossas soluções de IA talvez sejam a combinação perfeito do orgânico e do inorgânico. Temos a ambição de democratizar a Inteligência Artificial para todos. Incorporar a IA no dia a dia de forma nativa do público.
A gente tinha dentro do roadmap uns 20 a 30 pequenos lançamentos em IA, mas quando fizemos a aquisição da Exact Sales, que já contava com a Magic Write (N. do E: startup especialista em IA, de Criciúma, adquirida pela Exact em janeiro desde ano), viramos de cabeça pra baixo e aceleramos de maneira significativa o lançamento em IA. A disciplina de M&A que é muito forte na Totvs, e acelerada na RD, vai continuar. Mas além de fusões e aquisições, podemos fazer parcerias, como fizemos com a Shopify, usando o bat-cinto de utilidades, para continuar crescendo.
SC INOVA – Qual sua avaliação de São Paulo como nova casa do RD Summit?
JULIANO TUBINO – A mudança foi uma necessidade baseada na projeção de expansão e de aumento do evento. E esta primeira edição em São Paulo superou todas as expectativas de público e posso adiantar que o RD Summit 2024 será ainda maior.
SIGA NOSSAS REDES