Programação começa na quinta (05) com o Fastbuilt Experience, segue com Oktober Cloud e uma série de trilhas de conhecimento promovidas pela Blusoft/ACATE. Confira aqui a programação completa. / Foto: Fastbuilt Experience (divulgação)
[BLUMENAU, 02.10.2023]
Redação SC Inova, com informações da Blusoft
Blumenau celebra a partir desta semana duas de suas marcas registradas: cerveja e tecnologia. Na próxima quinta (05) tem início a quinta edição do OktoberTech, evento que combina elementos da tradicional famosa festa alemã (Oktoberfest) com o mundo da tecnologia e inovação – a realização é da Blusoft/ACATE, polo regional de tecnologia, com correalização do Sebrae, Centro de Inovação de Blumenau (CIB) e incubadora Gene e apoio da Fapesc e prefeitura de Blumenau.
Nas primeiras edições (pré-pandemia), o evento durava uma semana mas a expansão de atividades fez a programação se estender ao longo das três semanas da Oktober. Até o dia 20, portanto, empresas, startups, empreendedores e entusiastas da tecnologia têm uma série de eventos para discutir, apresentar e explorar as últimas tendências em tecnologia e negócios digitais.
A programação que abre a OktoberTech é o FastBuilt Experience. O evento, realizado pela startup blumenauense Fastbuilt, espera levar ao Teatro Carlos Gomes, nos dias 5 e 6 de outubro, 1,2 mil pessoas entre representantes de construtoras, arquitetos, engenheiros, investidores e outras empresas do setor imobiliário e da construção civil para conhecer as mais recentes práticas para inovação na cadeia produtiva.
Temas como inteligência artificial, construção industrializada, inovações na experiência de compra e jornada do cliente, futurologia do morar, entre outros, deverão estar presentes na pauta dos dois dias de palestras e painéis. A Trutec, ecossistema de startups da construção civil, vai organizar durante o evento uma competição para empresas inovadoras do setor (o Startup Awards), que dará premiação de R$ 3 mil à startup vencedora.
“Dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) e da Deloitte mostram que os setores da cadeia de construção devem investir cerca de R$ 2,7 trilhões para gerar mais empregos e investir em tecnologia para otimizar processos até 2030. O FastBuilt Experience tem o objetivo de mostrar para onde esse mercado está caminhando e o que os profissionais devem esperar para os próximos anos”, detalha Jean Ferrari, CEO da startup e organizador do evento.
Entres os dias 10 a 12 de outubro acontece a Oktobercloud, realizada pela Dati Soluções em TI, e reúne especialistas em arquitetura de sistemas em nuvem (de empresas como AWS, Salesforce e outras) para apresentar tendências e boas práticas ao mercado de desenvolvedores do Vale do Itajaí.
No dia 17, o especialista em investimentos em startups, Edson Mackeenzy (também autor do livro O Pitch Perfeito) fará workshop sobre inovação e ferramentas ágeis no auditório do Centro de Inovação de Blumenau (CIB). Saiba mais aqui
De 16 a 20 de outubro, sete trilhas de conhecimento são realizadas pela Blusoft-ACATE no Centro de Inovação de Blumenau (CIB). Cada uma tem seis palestras com especialistas e toda essa programação é gratuita e inicia às 13h30min. Confira neste link
Na segunda-feira (16), começam as trilhas de Ecossistemas e Comunidades, que debate a importância do ambiente propício para a inovação e os seus atores, e de Diversidade no Ecossistema, sobre iniciativas e benefícios da diversidade em empresas de tecnologia. Já na terça-feira (17), acontece a trilha dedicada à Gestão de Pessoas, que trata de temas como saúde mental e a relação intergeracional. Na quarta-feira (18), as discussões são sobre Tendências do Mercado de Tecnologia para os próximos 10 anos e uma trilha específica chamada de DevDay, com uma programação técnica dedicada a desenvolvedores.
Na quinta-feira (19) a trilha chamada Governanças por um Mundo mais Inovador, que trata de economia criativa, inteligencia artificial em materiais, IOT na saúde, cidades inteligentes, por exemplo. Para fechar a programação, na sexta-feira (20) acontece o Invest Day, em que startups podem apresentar a investidores seus negócios que têm possibilidade de escalonar seu impacto através da aceleração financeira.
SIGA NOSSAS REDES