Cultura & Inovação: Camerata Florianópolis conecta geeks e eruditos em espetáculo inédito em SC

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Cultura & Inovação: Camerata Florianópolis conecta geeks e eruditos em espetáculo inédito em SC

Apresentação Game Concert apresenta trilha sonora de clássicos desde a era 8-bit até franquias atuais que movimentam mercado do entretenimento eletrônico.

Apresentação Game in Concert apresenta trilha sonora de clássicos desde a era 8-bit até franquias atuais que movimentam mercado do entretenimento eletrônico. Ideia surgiu dos próprios músicos do grupo, conta o pianista Luiz Gustavo Zago. / Foto: Divulgação


[FLORIANÓPOLIS, 19.06.2023]
Por Felipe Reis, especial para agência SC Inova

O resultado de uma experimentação sonora realizada pelos músicos da Camerata Florianópolis – orquestra fundada há 29 anos na Capital de Santa Catarina – será apresentado pela primeira vez ao público do Estado no final do mês de junho, no teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC). Trata-se do espetáculo Game Concert, que reinterpreta trilhas sonoras clássicas de jogos eletrônicos e dá a elas arranjos que misturam flautas, violinos e trombones a sintetizadores.

A ideia surgiu entre os próprios músicos do grupo. Muitos deles, quando não estão no palco ou nos ensaios, deixam de lado os instrumentos musicais e passam a reger personagens por meio de joysticks em consoles de última geração. Como muitos dos títulos jogados são embalados por obras complexas que ajudam a sustentar a narrativa dos jogos, a montagem de uma apresentação que compilasse a trilha sonora de clássicos dos primórdios dos videogames e títulos mais recentes foi uma questão de tempo.

O power-up da Camerata foi o pianista Luiz Gustavo Zago. Natural de Lages (SC) e arranjador de diversos concertos apresentados pela orquestra, ele é o responsável por unir a música clássica a diversas outras vertentes sonoras e elaborar o arranjo do espetáculo que será apresentado no final do mês. “O pessoal sabe da importância de sempre buscarmos novas sonoridades e resultados, e como muitos falavam das sensações provocadas pelas músicas de jogos eletrônicos, esse interesse foi crescendo”, explica.

O setlist contempla desde games mais antigos, cujas músicas eram produzidas por sintetizadores – Zago destaca títulos como Super Mario, Tetris, TopGear e Street Fighter – até os mais recentes, para os quais são contratadas grandes orquestras sinfônicas a fim de proporcionar a emoção adequada ao jogador.

A aproximação desses mundos fica ainda mais evidente em um dos trechos do espetáculo, que presta uma homenagem à 5ª Sinfonia de Beethoven. A obra composta no início do século XIX é icônica por sua energia dramática e temas poderosos, frequentemente associados a sensos de poder, conquista e heroísmo presentes em títulos épicos. Com a utilização de músicas clássicas para compor a trilha sonora de jogos eletrônicos é possível, portanto, criar um ambiente emocionante e intenso – que associado à profundidade visual proporcionada pelo avanço das plataformas tem a capacidade de colocar o player inteiramente no mundo proposto pelo jogo.

“Música clássica e games combinam muito, e as trilhas estão cada vez mais bem construídas. As narrativas têm tido cada vez mais importância e as possibilidades dos jogos são infinitas. Assim, os jogos se aproximam do universo do cinema, pois os as músicas majestosas dos games dão ênfase à sofisticação do enredo e ao drama proposto nas missões – que, neste caso, são protagonizadas pelos jogadores”, diz Zago.

O músico fala de um ambiente que conhece há algum tempo. Isso porque o Game in Concert da Camerata Florianópolis foi apresentado pela primeira vez durante um dos maiores eventos de entretenimento digital do país. A ideia ganhou o palco em 2019, durante o Game XP, que ocorreu no Rio de Janeiro. E isso também enriqueceu a obra à qual os catarinenses terão acesso em breve.

"Música clássica e games combinam muito, e as trilhas estão cada vez mais bem construídas", diz o pianista catarinense Luiz Carlos Zago
“Música clássica e games combinam muito, e as trilhas estão cada vez mais bem construídas”, diz o pianista catarinense Luiz Carlos Zago, que potencializou a ideia trazida por músicos da Camerata. / Foto: Divulgação

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL A FAVOR DA ARTE 

Produzir um espetáculo deste porte exige múltiplos talentos. Além dos músicos, que interpretarão as músicas ao vivo no palco do CIC, há profissionais de outras áreas que atuam nos bastidores, antes e durante a apresentação.

Uma dessas frentes é a comunicação visual do concerto, necessária para garantir que a mensagem dos artistas chegue o mais longe possível – e desperte o interesse de quem é fã da Camerata, dos games ou dos dois. Para isso, a equipe desenvolveu uma espécie de cartaz digital que ilustra alguns dos personagens principais de jogos que terão sua trilha sonora executada.

Chama a atenção a “intersecção dos mundos” representada, por exemplo, por um Mario (da franquia Mario Bros.) segurando um violino e outros personagens empunhando instrumentos musicais. A façanha foi da designer da orquestra, Mariana Barardi, que também é violista do grupo e utilizou recursos de aprendizado de máquina e inteligência artificial para a composição da arte.

O concerto do dia 30 de junho terá regência do maestro Jeferson Della Rocca, fundador da orquestra, e produção de Maria Elita Pereira.

SERVIÇO:
Camerata Game Concert
Quando: 30 de junho de 2023 (sexta-feira), às 20h30
Onde: Teatro Ademir Rosa (CIC), em Florianópolis
Ingressos: site Blueticket e sede da Camerata Florianópolis – Rua Joe Collaço, 708 – Santa Mônica/Florianópolis
Produção: Maria Elita Pereira