Comunidade empreendedora CostaValley apresenta projetos e ações para 2023

Voce está em :Home-Sociedade-Comunidade empreendedora CostaValley apresenta projetos e ações para 2023

Comunidade empreendedora CostaValley apresenta projetos e ações para 2023

Grupo de startups, founders, investidores e apoiadores do ecossistema de inovação do litoral norte catarinense deu início às ações do ano

Grupo de startups, founders, investidores e apoiadores do ecossistema de inovação do litoral norte catarinense deu início às ações do ano na última quinta (02), em Balneário Camboriú. / Foto: Divulgação CostaValley


[BALNEÁRIO CAMBORIÚ, 06.03.2023]
Por Redação SC Inova,
scinova@scinova.com.br 

Entre os três principais mercados de tecnologia em Santa Catarina – Florianópolis, Blumenau e Joinville – há uma comunidade empreendedora que ano após ano busca seu espaço e promove eventos para consolidar a participação no ecossistema.

O CostaValley, que representa municípios da chamada “Costa Verde & Mar” – como Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Ilhota, Piçarras, Porto Belo, Bombinhas, Penha e Navegantes – reuniu na última quinta (02), em Balneário Camboriú, dezenas de empreendedores e membros para dar início ao calendário de ações da comunidade nesta que é uma das mais belas regiões de Santa Catarina.

O ecossistema regional, lembra Jones Boeck, um dos líderes da comunidade, hoje conta com a participação da quádrupla hélice (academia, mercado, governo e sociedade), mesclando associações empresariais, Centro de Inovação (embora a cidade de Itajaí, maior economia local, ainda não tenha inaugurado o empreendimento que é parte da rede do governo do estado), universidades, incubadoras e veículos de investimento. 

Tudo começou em 2017, com a organização de um Startup Weekend em Balneário Camboriú, que aproximou um grupo de empreendedores e startupeiros motivados para criar e manter uma comunidade de inovação, de uma maneira semelhante ao que se deu nas regiões vizinhas em Santa Catarina. 

Desde o início, há alguns preceitos básicos: a comunidade não tem uma estrutura formal, ou um líder, ela atua com uma “interação bagunçada”, resume Jones, e é conduzida por empreendedores locais. Além disso, a comunidade se vale da realização de eventos regulares para engajar mais pessoas. No encontro, foi apresentada a agenda do CostaValley para 2023, com destaque para o primeiro deles, que acontece entre terça (07) e sexta (10): Mulheres em Foco, criado para fortalecer a participação feminina no ambiente de startups da região.

Ao longo de 2023, serão pelo menos quatro edições do Startup Weekend na área de influência do CostaValley: o SW Brusque, entre os dias 24 e 26 de março; o SW Balneário Camboriú, entre 19 e 21 de maio; o SW Itapema, de 14 a 16 de julho; e o SW Itajaí, com temática de Logística, de 15 a 17 de setembro.

Também está no calendário eventos em parceria com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), o programa StartupSC (o tradicional meetup, em novembro) e SC Angels (workshop para capacitação de investidores), além de iniciativas próprias, como o encontro da Confraria de Vendas e o Pitch Day. 

“Recebemos participantes de Florianópolis e Blumenau, por exemplo, que vieram para entender o nosso ambiente e contribuir. O melhor foi ver mais pessoas chegando e novas startups se apresentando”, detalhou Jones. Quem é da região e tem interesse em participar da comunidade pode encontrar mais informações – e a agenda completa – no site https://costavalley.com.br/.