Summit Cidades 2022: ecossistema e setor público debatem inovação no turismo em SC

Voce está em :Home-Sociedade-Summit Cidades 2022: ecossistema e setor público debatem inovação no turismo em SC

Summit Cidades 2022: ecossistema e setor público debatem inovação no turismo em SC

Eventos em Florianópolis acontecem nesta semana e terão também hackathon de projetos para cidades e destinos turísticos inteligentes

Eventos em Florianópolis acontecem nesta semana e terão também hackathon de projetos para cidades e destinos turísticos inteligentes. / Foto: EduardoZmievski (Unsplash)


[FLORIANÓPOLIS, 21.11.2022]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

O Summit Cidades 2022, que acontece entre os dias 23 e 25 de novembro em Florianópolis, será o espaço de debate entre as universidades, governos e o ecossistema de inovação de Santa Catarina sobre soluções para cidades inteligentes. Entre os principais temas do encontro está o desenvolvimento dos Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs), assunto principal do Fórum Turistech Brasil: Destinos Turísticos Inteligentes, Tecnologia & Governança.

Entre os palestrantes do Turistech estão representantes da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), Ministério do Turismo (Mtur), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Sebrae-SC e da prefeitura de Florianópolis. O objetivo é debater ações e integrar municípios de pequeno e médio portes ao conceito de DTI. Os participantes vão discutir como pequenos municípios podem se tornar DTIs, a lei de incentivo à inovação, o Marco Legal das Startups, além de tecnologia e governança.

Os palestrantes são Fábio Pinheiro, secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo (Mtur), Bárbara Blaudt Rangel, coordenadora de Destinos Inteligentes e Criativos no Mtur,Tiago Savi Mondo – Professor Pesquisador do Instituto Federal de Santa Catarina, Gabriel Fontanive Dupont – Advogado especialista em (LLM) Direito Empresarial. Thaís Nahas, diretora da Vertical Smart Cities da ACATE, José Antônio Silvério, coordenador de Inovação Tecnológica MCTI, Jucelha Carvalho – CEO Smart Tour e Coordenadora do GT Turismo – ACATE, Alan Claumann, coordenador Estadual de Turismo do Sebrae SC

No Brasil, o desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes está sendo cada vez mais incentivado nas esferas pública e privada. O objetivo é colocar em prática ações para incluir tecnologias no setor para tornar as cidades mais competitivas e inovadoras, oferecendo sustentabilidade e acessibilidade a turistas e à população.

Em 2021, o Ministério do Turismo e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) lançou o projeto DTI Brasil. O projeto piloto selecionou em agosto deste ano 10 municípios com o objetivo de promover e estimular o desenvolvimento de cidades turísticas brasileiras em Destinos Turísticos Inteligentes. Entre as cidades selecionadas está Florianópolis, a sede do evento e de um dos maiores ecossistemas de inovação de Santa Catarina.

De acordo com Thaís Nahas, diretora da Vertical Smart Cities da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), o fórum discutirá formas de incentivar e realizar ações voltadas à inovação e ao turismo inteligente, com uso de tecnologia, gestão de dados e outras soluções digitais que possam ajudar no desenvolvimento de políticas públicas para o setor. Florianópolis é um case de DTI que será apresentado como exemplo durante o evento.

Summit Cidades teve primeira edição em 2021, em Joinville, e agora acontece em Florianópolis. / Foto: Divulgação

“A ideia de promover o Fórum Turistech Brasil junto ao Summit Cidades é uma forma de conectar diferentes atores que são importantes na tomada de decisões da gestão pública de municípios. O turismo inteligente é uma forma de inovar no setor, de forma sustentável, estratégica e com impacto econômico e social positivo para as cidades”, explica Thais. A expectativa é que cerca de 220 pessoas participem do Fórum Turistech Brasil. Entre os inscritos estão gestores públicos, empresários, estudantes, pesquisadores, entre outros profissionais.

Para Jucelha Carvalho, coordenadora do GT Turismo da ACATE a realização deste evento marca a aproximação do setor de tecnologia catarinense com a governança dos Destinos Turísticos que estão implantando um DTI em seus municípios: “Temos uma demanda gigante quando se trata de tecnologia para um DTI, porque a tecnologia está presente em todos os pilares que regem um Destino Turístico Inteligente e Santa Catarina produz excelentes soluções para este mercado que está se abrindo e gerando grandes oportunidades de atuação”.

MARATONA DE PROJETOS E EMPREENDEDORISMO SOCIAL

Dentro da mesma busca por soluções, o Summit Cidades 2022 terá também o Hackathon #Desenvolve SC, espaço para uma maratona realizada por alunos e profissionais que vão tentar resolver em grupos problemas relacionados ao desenvolvimento das “cidades inteligentes”. Segundo a organização do evento, não existe pré-requisito de formação e de idade para participar da atividade que busca equipes com conhecimentos interdisciplinares, relacionados à gestão, marketing, programação e TI. Já acadêmicos terão a oportunidade de apresentar seus artigos sobre o desenvolvimento urbano de forma sustentável, resiliente e inteligente no evento Academy.

O Summit Cidades ainda contará com um stand dedicado ao fortalecimento do empreendedorismo em comunidades vulneráveis. O Comunidade empreendedora Social Up Sebrae terá programação própria nos três dias de evento, com palestras, apresentações de pitches, mesas redondas e demonstração de negócios criados na periferia de Florianópolis.

SUMMIT PUBLIC

A programação conta, além da participação da ACATE, que junto ao poder público busca soluções e projetos que qualifiquem o ambiente empreendedor e de negócios em Santa Catarina, com a presença de prefeitos, consórcios públicos, associações de municípios e deputados eleitos reunidos em assembleia no 1º dia do evento.

Os cenários da economia dos municípios e do Brasil, com a entrada na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e no novo cenário político, serão debatidos por Fiscais e Secretários de Fazenda no Summit Public. O este será encerrado com a palestra do Economista mais influente do Brasil, segundo a revista Forbes, Ricardo Amorim, o qual irá compartilhar conhecimentos sobre o mercado financeiro aliado às Smart Cities.

As licitações e os contratos administrativos estarão em pauta no VIII Congresso de Licitações e Contratos, da OAB Santa Catarina, com renomados debatedores no assunto, incluindo o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) e o Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP).