A necessidade do senso de dono nunca foi tão requisitada nas áreas de marketing e vendas e, ao mesmo tempo, tão recompensadora como nos tempos atuais. / Foto: Camilo Jimenez (Unsplash)
[14.09.2022]
Por Jordan Hang, diretor de Marketing da ADVB/SC
Com o aumento agressivo de usuários e empresas utilizando as mídias digitais para promover sua marca e produtos a margem para erro nunca esteve tão pequena. Se a sua empresa não possui capital aberto na bolsa de valores ou um fundo de investimentos na operação, a regra é clara: para manter o seu negócio aberto é necessário gerar lucro. Lucro é o elo para expandir a empresa, gerar novos empregos e trabalhar com saudabilidade.
A busca diária em aumentar o faturamento é importante, porém a necessidade de melhorar a última linha do balanço é primordial. E em tempos de incertezas o corte de custos em todos os departamentos domina, onde na maioria das vezes abafa as mentes criativas para aproveitar melhor seus recursos e fazer jus ao ditado “tirar leite de pedra”.
Diminuir o investimento em marketing sem entender a jornada do cliente, pode ser um duro golpe aplicado ao seu negócio. É preciso de uma vez por todas entender que o marketing não é responsável somente por divulgar a sua marca e entregar relatórios com a quantidade de pessoas que visualizaram um vídeo ou post.
É necessário entender que, curtidas não pagam as contas. Porém as vendas sim!
Se o custo para levar um novo cliente para a sua loja física ou online é de R$50,00 quais as ações estratégicas que o seu departamento de marketing ou agência contratada estão realizando para aumentar o gasto médio por cliente ou a quantidade de vezes que o mesmo cliente consome o seu produto? O custo para trazer um novo cliente é em média quatro vezes maior do que manter um atual.
Antes de literalmente pagar para levar um novo possível cliente para o seu negócio, o seu marketing certificou-se de que utilizou todos os recursos possíveis? É preciso entender que 80% dos consumidores se importam com toda a experiência proporcionada. Durante todo o contato dele com a sua marca e o que você tem a oferecer?
É cômodo falar que para dobrar o faturamento é necessário investir duas ou três vezes a mais em marketing, é cômodo quando a única instituição em risco é a empresa.
A necessidade do senso de dono nunca foi tão requisitada nas áreas de marketing e vendas, e ao mesmo tempo nunca foi tão recompensadora nos tempos atuais.
Cumprir o contrato de entregar 12 publicações em uma rede social ou gravar alguns vídeos, sem um objetivo claro ou ao menos se importar com a margem de lucro do que você está ofertando, é um modelo arcaico.
As empresas com os maiores faturamentos do mundo estão buscando diariamente uma alta integração entre a área comercial e o marketing. Diretores e CEOs, cansaram de ao chegar ao final do mês ouvir a justificativa do marketing que a meta não foi atingida pois a área comercial não trabalhou direito. E ao mesmo tempo a área comercial justificando que não atingiu a meta pois os leads ou as campanhas não eram boas.
*A Associação de Dirigentes de Marketing e Vendas de Santa Catarina é parceira editorial do SC Inova do canal Inovação & Gestão, com artigos publicados quinzenalmente pelos diretores da entidades.
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