WEG anuncia compra da energytech Reivax, de Florianópolis

Voce está em :Home-Negócios-WEG anuncia compra da energytech Reivax, de Florianópolis

WEG anuncia compra da energytech Reivax, de Florianópolis

Empresa, fundada por engenheiros que queriam desenvolver uma tecnologia nacional, é especializada em sistemas de controle para geração de energia

Empresa, fundada em 1987 por engenheiros que queriam desenvolver uma tecnologia nacional, é especializada em sistemas de controle para geração de energia e já forneceu inovações para a Força Aérea dos EUA. / Foto: Divulgação


[FLORIANÓPOLIS, 26.11.2024]
Redação SC Inova, com informações de agências

A WEG, multinacional com sede em Jaraguá do Sul (SC), anunciou nesta terça (26) a aquisição da Reivax, energytech fundada em Florianópolis em 1987 e que desenvolve sistemas de controle para geração de energia – não foi divulgado o valor da aquisição. A conclusão do processo está sujeita ao cumprimento de condições regulatórias e aprovações específicas.

A empresa, sediada no Parque Tec Alfa, tem mais de 200 colaboradores e filiais no Canadá e na Suíça e tem atuação global nos mercados  hidrelétrico, fotovoltaico, eólico e termelétrico – em 2023, teve uma receita líquida de R$ 131 milhões e EBITDA de 22,6%. 

A empresa surgiu a partir da união de três engenheiros que decidiram deixar de lado o emprego público na Eletrosul para criar uma tecnologia que até então só existia fora do país – a ideia dos fundadores João Marcos Soares, Fernando Pons e Frederico Figueiredo era produzir um sistema de controle de energia em território nacional, viabilizando assim que usinas hidrelétricas deixassem de depender de tecnologias caras existentes apenas no Japão, Europa e Estados Unidos. 

A partir de 2009, a Reivax passou a atuar no mercado externo, que hoje representa mais da metade do faturamento – o pulo do gato foi ter vencido uma concorrência junto à Força Áerea dos EUA para fornecer um complexo sistema de controle usado para testar aeronaves de combate – uma estrutura semelhante aos geradores de energia. Em 2021, a empresa começou a atender o mercado do México e entrou no mercado de energia solar, resultado de um forte investimento em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e como mostrou à época o SC Inova.  

Estes detalhes estão no livro “Ponte Para o Mundo” (editora SC Inova, 2023), que destacou a Reivax como um dos cases de internacionalização do ecossistema tecnológico de Santa Catarina.  “Nós queríamos nacionalizar uma tecnologia que só existia fora do Brasil, mas encaramos o desafio e hoje o que foi desenvolvido em Florianópolis está presente no mundo inteiro”, contou à época o gerente comercial Alexandre Benitti.