Web Summit 2021: startups catarinenses abrem mercado internacional em Portugal

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Web Summit 2021: startups catarinenses abrem mercado internacional em Portugal

Entre as 14 empresas que participaram de missão do Startup SC, a Quiron Digital inaugura operação lusitana para iniciar expansão europeia

Entre as 14 empresas inovadoras do estado que participaram de missão do programa Startup SC, a Quiron Digital, de Lages (foto), inaugurou uma unidade no município de Fundão para atender clientes europeus. 


[05.11.2021]
Por Lúcio Lambranho, especial para a Agência SC Inova 

Com a missão de abrir novos mercados fora do Brasil para o setor de inovação de Santa Catarina, o programa Startup SC levou para o Web Summit, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, 14 startups catarinenses, entre comitiva brasileira de 80 empresas deste segmento, para o evento que termina na quinta-feira (4) em Lisboa, Portugal. Todas as selecionadas para expor suas soluções no evento participaram de turmas do programa de capacitação executado pelo Sebrae/SC. 

Entre as empresas catarinenses no evento, a Quiron Digital marcou sua participação com o anúncio da criação de uma nova unidade no município de Fundão, na região central de Portugal e a 260 km de Lisboa. A startup atua desde 2018 com o dados de satélites e nano satélites para reduzir prejuízos causados por incêndios em florestas, ataque de pragas, doenças e desmatamento. 

Diogo Machado, diretor de mercado e um dos sócios-fundadores da Quiron, explica que a nova sede foi decidida diante  do volume de contratos fechados em Portugal. “Fundão foi o primeiro município e cliente pagante da ferramenta Flareless. Para nós isso é muito significativo. Além disso, por conta do volume de contratos que a gente está fechando em Portugal, contabilmente e estrategicamente, vale muito mais a pena ter uma unidade da Quiron lá em território português. De forma estratégica e comercialmente isso é muito importante, porque nos aproxima dos clientes portugueses e europeus”, ressaltou Machado.

Também entre as selecionadas para participar do Web Summit, a Feedz, startup com sede em Florianópolis, mostra o potencial das suas ferramentas de gestão de pessoal.  Bruno Soares, co-fundador e CEO da Feedz, destaca que a empresa tem mais 700 clientes em todo Brasil na gestão de pessoas com uma série de ferramentas e plataformas, principalmente sobre análise de desempenho e engajamento de colaboradores. 

Com a pandemia, as empresas sentiram a necessidade de melhorar seus setores de Recursos Humanos especialmente para qualificar o trabalho à distância. O novo contexto ampliou os negócios da startup com sede em Florianópolis. Após fechar o segundo ano de fundação (2019) com uma receita de R$ 500 mil, a empresa cresceu 350% em 2020, com faturamento de R$ 2,6 milhões – em 2021 a expansão foi ainda maior e deve chegar a R$ 10 milhões de receita.

RECENTEMENTE INVESTIDAS, STARTUPS APRESENTAM INOVAÇÕES CATARINENSES

A Equilibrium, startup fundada em Florianópolis que gerencia o processo logístico de mercadorias conectando embarcadores e transportadores, também está buscando novos clientes no mercado externo durante evento. Como mostrou o SCInova, em agosto deste ano, a empresa anunciou seu segundo round de investimento, com recursos do hub de venture capital Invisto (R$ 1 milhão) e outros R$ 500 mil da HiPartners Capital & Work, especializado em inovação para o mercado de varejo (new retail). 

Marcos Arante, CEO da empresa, explica que a Equilibrium conecta o varejo e a indústria com centenas de operadores logísticos. “Queremos entregar para os nossos clientes a mesma experiência dos consumidores de compras online que é a de receber as mercadorias o mais rápido possível”, diz. 

Fundada em 2019 por Arantes e o sócio Fábio Nunes, a logtech utiliza inteligência artificial para cruzar dados do produto e encontrar uma transportadora que atenda a demanda da melhor maneira. A startup começou sua trajetória no LinkLab, programa de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), espaço onde fechou negócios com corporações como Havan, Hippo e Clamed.

Eládio Isoppo, CEO da Payface, apresentou a tecnologia de pagamento facial que já é realidade no varejo brasileiro. / Foto: Divulgação

Outra empresa em processo de expansão entre as selecionadas para participar da feira é a Payface, startup com sede em Florianópolis que desenvolve tecnologia própria de reconhecimento facial para pagamentos. Em março deste ano, a startup fechou uma parceria com a Cielo, umas das maiores especialistas em pagamentos eletrônicos no Brasil e na América Latina. O projeto vai atender a Drogaria Iguatemi, rede de farmácias e butiques de bem-estar, e será testado na loja localizada no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo. 

“O consumidor pode chegar à frente de um caixa de supermercado, por exemplo, e fazer o pagamento somente usando o rosto sem a necessidade de uso de cartão de crédito, celular, relógio e outros dispositivos. É muito fácil, sem fricção, e muito seguro”, explica Eládio Isoppo, cofundador e CEO da startup.

A empresa recebeu em junho de 2020 um aporte de R$ 3 milhões em rodada que conta com diversos investidores, liderada TI BRQ Digital Solutions, o fundo Next A&M da consultoria Alvarez & Marsal, a aceleradora Darwin Startups, além de grupos de investidores.

“Comparecer a este evento é uma grande oportunidade de desenvolvimento para as startups catarinenses. Dessa forma, nossa missão sai do estado com o objetivo de criar conexões estratégicas e promissoras neste ponto de encontro mundial da inovação. Em 2019, por exemplo, algumas retornaram ao Brasil com investimentos”, explica Alexandre Souza, gestor do Startup SC.