Topedindo, de Criciúma, cresce no varejo online com estratégia de aquisições

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Topedindo, de Criciúma, cresce no varejo online com estratégia de aquisições

Empresa tech do Sul catarinense adquiriu três negócios e investiu em uma startup para ampliar mercado e serviços on-line e off-line

Em um ano, empresa tech do Sul catarinense adquiriu três negócios e investiu em uma startup para ampliar mercado e serviços on-line e off-line no setor de alimentos e bebidas.  

Na foto, os sócios João Renato Vieira e Luís Felipe Cardoso Fabris. / Crédito: Divulgação


[CRICIÚMA, 13.03.2023]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

A Topedindo, empresa de Criciúma que atua com serviço online de venda de produtos alimentícios, está ancorando sua estratégia de crescimento a partir da aquisição de outros negócios e do investimento em startups. Desde janeiro do ano passado, foram quatro compras e um aporte, com foco na ampliação do portfólio e equipe.

De acordo com o sócio Luís Felipe Cardoso Fabris, a primeira empresa adquirida foi a Polvo Tickets, no início de 2022, para entrar de vez no mercado de eventos. Após, vieram a Folk Sistemas e a startup Neexels. Já neste ano, a empresa investiu na Bravura, tornando-se sócia majoritária de uma máquina de drinks que utiliza impressão em 3D e componentes eletrônicos – em 16 segundos, ela personaliza a intensidade do álcool, de açúcar e o tamanho do copo.

“Sempre procuramos empresas ou startups que tenham a mesma relação com os segmentos que atuamos e com base tecnológica. Dessa forma conseguimos agregar no nosso produto, crescer mais rápido, e aumentar, consequentemente, a equipe e o faturamento”, pontua, sem revelar dados da expansão.

Outra estratégia adotada, conta Luís Felipe, é a decisão rápida pelas aquisições. “A primeira compra foi feita em duas semanas. Acreditamos que o sim ou o não precisa vir muito rápido. Gostamos de otimizar o tempo, de agilizar, mas da forma mais assertiva possível”. Segundo ele, rodas as empresas já adquiridas ou investidas tinham um propósito semelhante ao da Topedindo: “conversamos com o empreendedor, vemos se há combinação entre os nossos negócios, se está de acordo com os nossos valores e cultura”. A empresa tem dominado o mercado da região Sul de Santa Catarina, mas conta também com clientes em estados como Minas Gerais, Mato Grosso e Piauí.

A Folk Sistemas, segunda empresa adquirida, é referência em sistemas de gestão de bares e restaurantes. De acordo com o fundador, Marcelo Michels Alexandre, a partir do deal, o foco é fazer a integração entre on-line e off-line. “A Folk com foco na gestão para o restaurante e a Topedindo em site e aplicativo para o consumidor final. Assim conseguimos atender os lojistas de ponta a ponta”, explica.

Atualmente a Topedindo atua na parte de bar, restaurante e eventos, por meio de verticais como alimentação, ingressos e sistemas. “Assim que entramos na operação”, diz Luís Felipe, “entendemos por completo o negócio, organizamos, fazemos a gestão e estruturamos as partes comercial e de tecnologia. Dessa forma conseguimos agregar com conexões, estratégia e operacionalmente”.

O modelo de aquisições e investimentos segue como tônica para o ano. “Queremos comprar empresas com faturamento escalável, cultura forte, que sonhe grande. Onde o sócio possa escolher por continuar na nova operação ou fazer o exit”, enfatiza o sócio.