Programa de capacitação StartupSC inicia turma em SP em parceria com Cubo Itaú

Voce está em :Home-Inovadores, StartupSC-Programa de capacitação StartupSC inicia turma em SP em parceria com Cubo Itaú

Programa de capacitação StartupSC inicia turma em SP em parceria com Cubo Itaú

Anúncio foi feito ontem (11) em SP. Iniciativa criada há mais de 10 anos em Santa Catarina já apoiou o desenvolvimento de 370 startups –

“Day One” do programa foi nesta terça (11), no centro de inovação paulistano. Iniciativa criada há mais de 10 anos em Santa Catarina já apoiou o desenvolvimento de 370 startups – muitas delas já vendidas a grandes corporações do país. Foto: Cubo/Divulgação


[FLORIANÓPOLIS, 12.04.2023]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br

Depois de dez anos atuando no ecossistema de novos negócios inovadores em Santa Catarina, o programa Startup SC anunciou ontem (11), em São Paulo, uma parceria com o hub de inovação Cubo.Network Itaú para levar a metodologia de desenvolvimento de startups à maior cidade do país. Criado em 2013 pelo Sebrae/SC, o Startup SC já apoiou 370 startups de 39 municípios catarinenses em 12 turmas.

O programa se notabiliza por envolver empreendedores do próprio ecossistema de startups para capacitar jovens empresas inovadoras que atuam no mercado B2B (corporativo), preferencialmente formada por mais de um sócio e, predominantemente no modelo software as a service (SaaS). 

Em publicação no LinkedIn, o CEO do Cubo, Paulo Vinicius Costa, afirmou que “é difícil achar alguém no ambiente de empreendedorismo e startups brasileiro que não seja fã da comunidade de Santa Catarina. Um trabalho consolidado que vem década após década evoluindo graças a uma galera muito competente e apaixonada, acima de tudo! Eu sou um desses fãs e ontem ficamos extremamente felizes em lançar um dos programas mais icônicos desenvolvidos por lá (em SC) no Cubo”. 

O programa é estruturado em 5 módulos, com 18 aulas ao longo de 8 meses, abordando temas obrigatórios na jornada de expansão das startups como gestão de produtos, estratégias de crescimento, captação de investimentos e sucesso do cliente, por exemplo. Nesta primeira turma, participam 60 startups.

Em Santa Catarina, o programa ajudou a criar negócios que não só se tornaram referência no ambiente de startups do país como dezenas delas já foram adquiridas por grandes empresas – caso da Decora, participante da primeira turma e um dos maiores deals do mercado tech brasileiro em 2018, a PagueVeloz, Mercos (antiga Meus Pedidos), Zipper, Harmo, CucoHealth, Clínica Nas Nuvens,  entre outras.

Na próxima sexta, 14.04, o programa deve anunciar as 50 startups selecionadas para as turmas 2023 em quatro cidades catarinenses: Florianópolis, Chapecó, Joinville e Blumenau. Neste ano, cerca de 380 projetos se inscreveram para o processo – que vai ainda direcionar cerca de 140 negócios com bom potencial (mas que não passaram na seleção) para o programa virtual de desenvolvimento Jornada Startups, em parceria com a ACATE. 

Com essa capilaridade – e o peso no desenvolvimento de novos empreendedores no ecossistema – o StartupSC acabou se tornando uma vitrine do mercado tech local e impulsionou a criação do Startup Summit, evento de empreendedorismo inovador que abriu nesta semana as inscrições e que espera reunir cerca de 10 mil pessoas em Florianópolis nos dias 23, 24 e 25 de agosto, no Centrosul.