Campanha foca em atração de empresas para investimento em projetos incentivados. Iniciativa foi anunciada durante 5ª Fórum de Investimento em Impacto realizado no Rio de Janeiro.
Na foto, o fundador da Incentiv, Douglas Nicolau, com a equipe, em Florianópolis. / Crédito: Divulgação
[FLORIANÓPOLIS, 24.09.2024]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
A startup catarinense Incentiv, que conecta empresas, pessoas e projetos socioambientais por meio de leis de incentivo fiscal, firmou uma parceria com a Embratur para incentivar empresas a patrocinar projetos que repercutem positivamente na atração de turistas. A iniciativa acontece depois de a startup, fundada em Florianópolis (SC), ter sido selecionada para a aceleração EmbraturLAB, em parceria com o Turistech Hub, com objetivo de liderar a agenda da inovação por um turismo mais competitivo e sustentável.
A parceria foi anunciada durante a 5ª edição do Fórum de Investimento em Impacto, realizado em setembro no escritório da PwC Brasil no Rio de Janeiro. O evento reuniu representantes empresariais que já investem ou desejam investir em projetos sociais, para colocar em debate a importância do auxílio a iniciativas sustentáveis, sociais e ambientais.
A Incentiv criou uma vitrine digital de projetos que estão aptos para receberem recursos por meio de leis de incentivo fiscal, que ajudam a impulsionar o turismo em diversas regiões do Brasil. Entre eles estão o Open Jazz Festival, maior evento open air do Brasil com concertos gratuitos com lendas da música contemporânea em São Paulo/SP; o festival Social Good Brasil 2024, evento multidisciplinar de impacto, arte e cultura em Florianópolis/SC; o projeto Cria Brasil, festival presencial focado em economia criativa; Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa, que promove gratuitamente apresentações musicais e oficinas culturais para alunos e professores de escolas públicas e privadas do estado do Rio Grande do Sul; SSA Mapping, e o festival Rec-Beat em Recife, entre outros. que conta com apresentações musicais nacionais e internacionais, focando na música regional.
“O turismo no Brasil é muito forte e queremos destacá-lo ainda mais com uma vitrine digital de projetos que buscam por recursos via dedução fiscal. Acreditamos que é possível levar atrações de qualidade para diversas cidades do país, com iniciativas que movem a economia brasileira. Por isso, queremos mostrar às empresas que é possível destinar os seus impostos para projetos que visem colocar em evidência todo o potencial do turismo brasileiro”, declara Douglas Nicolau, CEO da Incentiv.
“A solução desenvolvida pela incentiv com o apoio da EmbraturLAB amplia ainda mais a geração de emprego e renda no turismo, ao tempo que fortalece nossa cultura”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
O EmbraturLAB é um espaço de experimentação de soluções inovadoras na promoção do Brasil, focado na experiência do turista estrangeiro no país. O objetivo é melhorar a experiência e solucionar os problemas enfrentados pelos turistas que visitam o Brasil, por meio do uso de tecnologia, dados e em conexão com a agenda ESG (Environmental, Social and Governance).
Em 2023, a parceria já resultou na aceleração das oito startups, entre 180 inscritas, que apresentaram ideias que foram desde a criação de roteiros para afroturismo e de plataformas para unir turistas que viajam sozinhos, até o uso de chips virtuais para melhorar a comunicação de turistas estrangeiros em solo brasileiro.
SIGA NOSSAS REDES