Com projeto em Florianópolis, startup AMA é a “Melhor Empresa Bootstrap” no SXSW 2023

Voce está em :Home-Cidades Inteligentes, Sociedade-Com projeto em Florianópolis, startup AMA é a “Melhor Empresa Bootstrap” no SXSW 2023

Com projeto em Florianópolis, startup AMA é a “Melhor Empresa Bootstrap” no SXSW 2023

O Agentes do Meio Ambiente, de Curitiba, desenvolveu um case de inovação urbana na capital catarinense – agora premiado no South By Southwest

O Agentes do Meio Ambiente, de Curitiba, desenvolveu um case de inovação urbana na capital catarinense – agora premiado no South By Southwest. Empresa também foi finalista na categoria Cidades Inteligentes. / Foto: Divulgação (AMA)


[13.03.2023]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

O AMA (Agentes do Meio Ambiente), startup criada em Curitiba (PR) que promove sustentabilidade e empreendedorismo por meio da tecnologia, foi a única empresa brasileira premiada no South by Southwest (SXSW) 2023, maior evento de inovação do mundo, realizado em Austin, nos Estados Unidos. A empresa venceu na categoria especial Melhor Empresa Bootstrap, que premia startups que ainda não receberam rodadas de investimento. O AMA também foi finalista na seção de Cidades Inteligentes, Transporte e Tecnologias de Sustentabilidade, dentro do SXSW Pitch.  

O SXSW Pitch é uma plataforma startups early stage lancem seus produtos e ou serviços para especialistas em tecnologia do setor, profissionais de mídia e investidores-anjo e VCs.

O AMA nasceu no Paraná e esteve em operação em Maringá, Paranaguá e Cianorte, mas Florianópolis foi a primeira Capital do país a adotar o programa. O AMA Floripa tem atualmente mais de 5 mil usuários na rede social e cerca de 600 zeladores ativos na Capital catarinense. Em todo o Brasil, há mais de 10 mil usuários. Desde abril, quando foi implementado, foram executados cerca de 60 mil serviços como varrição de ruas, capina, limpezas de bocas de lobo e atividades de Educação Ambiental, com conscientização dos moradores.

A solução AMA integra dois aplicativos: um de zeladoria pública e outro que  conecta usuários comprometidos com o cuidado com o meio ambiente e mudança de hábitos que visam comportamentos mais sustentáveis em casa, na comunidade e na cidade. A solução venceu o Climate Smart Cities Challenge, um desafio internacional promovido pela ONU-Habitat e a Agência de Inovação da Suécia (Viable Cities). “(o prêmio) É um reforço de que estamos no caminho certo e que realmente o AMA pode fazer a diferença para a sustentabilidade e o futuro das cidades”, afirmou o CEO do AMA, Marcelo Crivano

Em Florianópolis, as tarefas dos zeladores são definidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, inseridas e geridas no aplicativo pela empresa contratada. A plataforma fornece controle georreferenciado de ordens de serviço, registros fotográficos, monitoramento, rastreabilidade e relatórios customizados. O zelador ambiental é contratado como microempreendedor individual (MEI). As atividades são realizadas na região onde mora, com horário reduzido e flexível que permite uma renda de até R$ 1,1 mil por mês.

CONHEÇA NOSSO CANAL DE CIDADES INTELIGENTES

De acordo com o prefeito Topazio Neto, o AMA promove a limpeza urbana de maneira complementar ao trabalho do serviço regular de coleta de lixo, feito pela Comcap. “Com a zeladoria, estamos juntando três coisas muito caras para Florianópolis: tecnologia, sustentabilidade e geração de oportunidade de emprego e renda”, comentou recentemente em encontro com os empreendedores.

Considerado o maior evento de inovação do mundo, o SXSW reuniu criativos e líderes do setor para 10 dias de conferências, palestras, exibições de cinema e TV, música, comédia, competições e prêmios.

LEIA TAMBÉM: