Florianópolis recebe no próximo dia 31 de outubro, no Auditório da Softplan, no Sapiens Parque, o primeiro Smart City Fórum Floripa, uma versão no formato de Fórum do Congresso Mundial que ocorre anualmente em Barcelona. Em Curitiba, a versão inclui congresso e exposição. Quatro temas principais ligados ao desenvolvimento das cidades e à qualidade de vida dos cidadãos irão a debate: governança, mobilidade urbana, energias renováveis e bairros planejados.
O evento reunirá mais de duas dezenas de especialistas, além de representantes de empresas inovadoras, como Renault, Hyperloop TT, ENEL, CERTI e WRI. Os debates também vão envolver técnicos dos governos do Paraná e de Santa Catarina, da prefeitura de Florianópolis, representantes de entidades como a Frente Nacional de Prefeitos, Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e Sebrae.
O fórum é promovido pelo iCities, empresa pioneira no Brasil em soluções para cidades inteligentes, e pela FIRA Barcelona, consórcio público espanhol formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona. O evento também tem o apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da empresa Softplan, e passa a integrar o calendário anual da cidade, segundo os fundadores do iCities, André Telles e Roberto Marcelino.
“O país precisa evoluir muito nesse debate, que traz conteúdos profundos e uma excelente oportunidade de troca de experiências”, destaca Marcus José Rocha, superintentende de ciência, tecnologia e inovação da prefeitura de Florianópolis, que será um dos palestrantes. O prefeito de Florianópolis Gean Loureiro estará na cerimônia de abertura e dará as boas-vindas em nome do município como cidade sede do Fórum.
Cidade sede
A capital catarinense é referência nacional em tecnologia e inovação, e atualmente é sede de três parques tecnológicos, três incubadoras e diversos escritórios de inovação. Também está entre as cinco cidades mais inteligentes do Brasil, segundo o ranking geral da empresa Urban Systems. Nos rankings segmentados, aparece em segundo lugar na categoria de tecnologia e inovação, no segundo em educação e em quarto em saúde, economia e empreendedorismo.
“Florianópolis possui um dos principais e mais dinâmicos ecossistemas de inovação do Brasil. Esse é um evento que vai estimular os debates e a troca de ideias e experiências entre representantes de entidades, empresas e órgãos públicos de várias regiões do Brasil. Serão diferentes visões de smart cities debatidas ao longo desse dia”, diz o empresário Carlos Olsen, presidente da Global Business, que oferece consultoria no desenvolvimento de projetos de internacionalização de empresas entre Europa e Brasil.
A cidade de Florianópolis também apresenta forte ligação com Barcelona, a capital mundial das cidades inteligentes. O Governo de Santa Catarina mantém um acordo de cooperação internacional empresarial, tecnológico e acadêmico com o Governo da Catalunha para o desenvolvimento de soluções de impacto para a qualidade de vida das cidades.
SERVIÇO
Data: 31/10/2018
Horário: das 8 às 18 horas
Local: Auditório da Softplan Sapiens Parque
Endereço: Avenida Luiz Boiteux Piazza 2592, Cachoeira do Bom Jesus,
Florianópolis (SC)
Inscrições: www.smartcityforumfloripa.com
SIGA NOSSAS REDES