Espaço será gerido pela entidade mantenedora do Novale Hub (Jaraguá do Sul) em parceria com a prefeitura municipal – iniciativa é considerada a primeira extensão de um Centro de Inovação. / Foto: Diego Wessler/PMS
[SCHROEDER, 14.11.2023]
Redação SC Inova, com informações do Novale Hub
Após cinco meses de obras e estruturação de equipe, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) de Schroeder foi inaugurado no dia 1o. de novembro, na região central da cidade de 20 mil habitantes localizada no Norte catarinense. A estrutura será gerida pela Associação Centro de Inovação Jaraguá do Sul, mantenedora do Novale Hub e é considerada a primeira expansão de um Centro de Inovação em Santa Catarina.
O NIT ocupa um dos andares do Centro Técnico e Educacional Werner Ricardo Voigt, no Centro da cidade. No momento, cinco salas estão preparadas para receber as empresas, entre elas um coworking. Outras três salas servirão para o processo de incubação, além do espaço maior destinado para a empresa-âncora, que deve servir como força-motriz para o ecossistema.
De acordo com a política de Centros de Inovação implantada pelo Governo do Estado de Santa Catarina as cidades que se encontram na área de abrangência de um dos Centros de Inovação existentes podem tomar a iniciativa de aderir ao movimento com a criação de um NIT, no que Schroeder é pioneira.
LEGADO PARA A COMUNIDADE
Desde o início, há a possibilidade de expansão do espaço. “O crescimento do projeto vai depender, essencialmente, do apoio da população a essa iniciativa. O processo de inovação não é só econômico, mas também educacional e comunitário”, destacou a presidente da Associação Centro de Inovação, Talita Beber. O NIT é planejado há pelo menos dois anos, e quer deixar um legado para a cidade.
Ao detalhar como deverá ser a operação do NIT Schroeder, o CEO da entidade, Nelson Netto, lembrou que a Prefeitura terá um parceiro já testado e com serviços prestados e reconhecidos, com cinco anos de atuação em Jaraguá do Sul. Ele lembrou que “inovação nada mais é do que melhoria contínua, de incentivo e fomento às mudanças e ao aprimoramento. É o que faremos por aqui, ajudando iniciativas e negócios que tenham esse caráter”.
Além da equipe técnica, que estará diariamente no espaço, o NIT também contará com o apoio de entidades como a Associação Empresarial local(ACIAS), Sistema S (Sebrae, Senai e Sesi) além da Prefeitura. “Aqui os empreendedores terão o espaço adequado para desenvolver e aprimorar suas ideias, trazendo-as para o mundo real”, comentou o prefeito Lauro Tomzack.
SIGA NOSSAS REDES