Seminário na próxima segunda (12), em Florianópolis, terá peso político – com presença do atual e futuro governador de Santa Catarina – e palestra com Bret Waters, empreendedor e professor no Vale do Silício. Foto: Bruno Beretta/Divulgação
[FLORIANÓPOLIS, 09.12.2022]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br
O Sapiens Parque, parque tecnológico instalado no Norte de Florianópolis, celebra na próxima segunda (12) seus 20 anos de fundação com um seminário lembrando as primeiras iniciativas e empresas que ocuparam o espaço e apresentando um raio-x do presente e futuro do empreendimento.
Criado no início dos anos 2000, o Sapiens é estruturado como uma Sociedade de Propósito Específico do tipo S.A., de capital fechado, controlada pelo Governo de Santa Catarina e que possui a Fundação CERTI como sócia.
Nos últimos anos, o parque tem expandido com a chegada de grandes empresas (em especial a Softplan, âncora privada do empreendimento) e a instalação de prédios de entidades do ecossistema de tecnologia, como a CERTI e a ACATE (que opera a incubadora MIDITEC no local) – a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) também está construindo sua sede no parque tecnológico.
O maior investimento na história do Sapiens (cerca de US$ 60 milhões), o JBS Biotech Innovation Center, foi anunciado no início de 2022 – como o leitor acompanhou no site e na revista SC Inova – e pretende ser um centro mundial de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para proteínas alternativas. No parque, também estão empresas da área de life sciences, como Neoprospecta e BiomeHub, que ganharam notabilidade por projetos de combate à Covid-19 (saiba mais aqui).
A natureza pública do Sapiens também traz peso político ao evento, que terá participação na abertura do atual governador Carlos Moisés, e do futuro ocupante do Palácio da Agronômica, o governador eleito Jorginho Mello.
Ao longo da manhã e da tarde, diversos painéis vão apresentar o passado, presente e futuro do parque, com participação dos empreendedores residentes, diretoria executiva, projetos sociais e atores do ecossistema. Ao final da programação, o professor da Stanford University e empreendedor Bret Waters faz a palestra magna.
O encontro acontece das 8h às 20h, na sede da Softplan, uma das maiores empresas de tecnologia de Santa Catarina e que inaugurou sede no parque tecnológico em 2016.
SIGA NOSSAS REDES