Startups catarinenses foram premiadas nesta quarta (04.12) em evento promovido pelo Ministério do Turismo. Smart Tour inicia processo de internacionalização em 2020 com aceleração em Portugal e Reviewr vai expandir no mercado interno. Foto: Divulgação/Reviewr
Duas startups de Florianópolis foram premiadas na edição 2019 do Prêmio Nacional de Turismo, evento foi realizado na quarta-feira-feira, 4 de dezembro, em Belo Horizonte-MG. A Reviewr, especializada em gestão de avaliações e reputação online de empresas venceu na categoria Gestão de Dados e Monitoramento no Turismo; enquanto a Smart Tour Brasil recebeu a homenagem na categoria Tecnologia no Turismo com a solução “Smart Survey: Pesquisa de Demanda Turística via utilização de Internet das Coisas (IoT)”.
A Smart Tour foi destaque no prêmio pela segunda vez – a primeira foi em 2018. Neste ano, após participação no Web Summit Lisboa, maior evento de tecnologia da Europa, a startup consolidou o processo de internacionalização. A partir de 2020, será acelerada na IEMA, incubadora da Câmara Municipal de Aveiro, cidade a 250 km da capital portuguesa. “Nós já estávamos namorando Portugal alguns meses antes do Web Summit e, no evento, fomos abordados por três aceleradoras e o objetivo se concretizou”, explica Jucelha Carvalho, fundadora da Smart Tour Brasil. Para o mercado português, a startup vai desenvolver uma solução de redirecionamento de fluxo turístico e aumento de permanência nos atrativos turísticos por meio da rota inteligente. “No Brasil nosso foco é a geração de dados sobre o turismo. É a mesma tecnologia e produto, com focos diferentes. O prêmio consolida a empresa como desenvolvedora de tecnologia turística de ponta e isso traz perspectivas muito boas para o mercado brasileiro e português”, comenta.
LEIA TAMBÉM: Pioneira na gestão de reputação online, Reviewr alcança – em dois anos – marca de R$ 1 mi em faturamento
A Reviewr, que também esteve no último Web Summit Lisboa como parte de missão técnica do programa StartupSC do Sebrae/SC, também prevê expansão das atividades no ano que vem, mas com foco no mercado brasileiro com serviços de experiência do cliente e reputação online. “O prêmio que recebemos ontem validou um projeto nosso para atuar junto a destinos turísticos e vamos expandir essa atuação em 2020, trabalhando em parceria com a Smart Tour. Temos muito para expandir internamente antes de pensar em outros países” comenta Santiago Edo, cofundador e CEO da Reviewr.
SOLUÇÕES APOIAM MONITORAMENTO DE DADOS NA GESTÃO PÚBLICA
As duas empresas fornecem suas plataformas de dados de forma gratuita para a prefeitura de Florianópolis, que por sua vez, utiliza para a geração de dados relacionadas ao segmento do turismo na Capital. Em abril deste ano, acordo da Reviewr com o município possibilitou a cessão do software da empresa para o monitoramento online de mais de 30 pontos turísticos da Capital. A plataforma coleta e reúne todas as avaliações feitas pelos visitantes nos principais sites de reviews como: TripAdvisor, Google, Booking e até no Facebook. Com o monitoramento e identificação das necessidades dos viajantes por meio dessas avaliações, a iniciativa proporciona ao poder público municipal, a identificação e panorama real das necessidades dos visitantes e auxiliam nas tomadas de decisão relacionadas ao turismo. Em breve a empresa deve ampliar o monitoramento de mais pontos turísticos e vai passar a englobar também, a área da gastronomia, hotelaria, comércio e infraestrutura.
LEIA TAMBÉM: Smart Tour – startup de Florianópolis cria plataforma para desenvolvimento de rotas turísticas
Com o uso de Internet das Coisas, por meio de beacons, (dispositivos de localização que se comunicam por bluetooth com os smartphones), a plataforma Smart Tour fornece informações turísticas multi-idiomas por proximidade do usuário ao atrativo turístico onde o beacon está instalado. O acesso pelos turistas a essas informações, geram dados em tempo real como: número de visitantes em determinado local e dias da semana de maior fluxo, por exemplo. Desta forma é criado um mapa turístico em tempo real da região. Com os dados é feita uma pesquisa relacionada a demanda do segmento de forma prática e de baixo custo. Para a gestão pública, as informações geradas por meio do aplicativo se tornam uma importante ferramenta para tomada de decisões mais rápidas e eficientes e de auxílio na implantação de políticas públicas e ações efetivas para o setor.
Texto: Fabrício Rodrigues (scinova@scinova.com.br), com informações da Prefeitura de Florianópolis
SIGA NOSSAS REDES