Rede de Inovação de Florianópolis cresce com novo escritório no Norte da Ilha

Voce está em :Home-Sociedade-Rede de Inovação de Florianópolis cresce com novo escritório no Norte da Ilha

Rede de Inovação de Florianópolis cresce com novo escritório no Norte da Ilha

Parceria entre Prefeitura e ACATE credencia o Centro de Inovação Albatroz, nos Ingleses, que fará atendimento gratuito a empreendedores

Parceria entre Prefeitura e ACATE credencia o Centro de Inovação Albatroz, nos Ingleses, que fará atendimento gratuito a empreendedores. / Foto: Daniel Babinski (Divulgação)


[FLORIANÓPOLIS, 30.06.2022]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

Uma das regiões mais populosas da Capital catarinense, o Norte da Ilha terá a partir desta sexta (01.07) um Escritório de Promoção da Inovação para atender empreendedores do setor. Como parte de parceira entre a Prefeitura de Florianópolis, via Fundo Municipal de Inovação, e a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), o Centro de Inovação Albaroz, nos Ingleses, passa a fazer parte da Rede de Inovação do município. 

Iniciativa inédita no país, a Rede concentra espaços de negócios voltados a inovação e atendimento a empreendedores locais e também de fora interessados em se instalar na cidade. O Albatroz, localizado no extremo norte da Ilha, entre as praias de Ingleses e Santinho, funciona desde o ano passado e a partir de agora vai prestar orientação, suporte e consultoria especializada nas áreas de inovação, capital, investimentos, soluções de crédito, recursos humanos, obrigações tributárias, legislação, entre outras. No primeiro mês de funcionamento (julho), o atendimento será apenas on-line e, a partir de agosto, haverá também a opção presencial. 

O lançamento oficial será no dia 4, próxima segunda, com um evento para autoridades, lideranças e comunidade. A Rede de Inovação conta com outros quatro Centros de Inovação, sendo três da ACATE (Downtown, Primavera e Sapiens Parque), além do Soho (Coqueiros).

De acordo com o perfil e nível de maturidade do negócio, o empreendedor poderá ser conectado a entidades parceiras como Sebrae, Fapesc, aceleradoras e incubadoras (Bridge 101, Cocreation Lab, Miditec, LinkLab) UFSC e serviços da prefeitura. “É um verdadeiro balcão de informações e encaminhamentos”, afirma o presidente da ACATE, Iomani Engelmann. Segundo ele, o foco principal são os negócios nas áreas de tecnologia e inovação, que já são muito fortes em Florianópolis. “É um setor que gera empregos inclusivos, ótimos salários, além de excelentes perspectivas futuras, e tudo isso com pouco impacto ambiental”, ressalta.

“Nos Ingleses e bairros vizinhos há muitos empreendedores com ideias incríveis, que têm tudo para se transformar em negócios de sucesso. Mas eles enfrentam dificuldades de todo o tipo e muitas vezes não sabem onde buscar ajuda. O escritório irá preencher esta lacuna e cumprir este papel”, afirma o CEO do Centro de Inovação Albatroz, Marcio Silvado. Estima-se que a população na região dos Ingleses esteja em torno de 80 mil pessoas, superior à maioria dos municípios catarinenses. 

LEIA TAMBÉM: