Aporte será utilizado para validar escalabilidade da startup de Florianópolis que desenvolve personalização de interiores de novos imóveis. Na foto, os sócios Renan Lecheta, Luiz Paulo Magalhães, Ivan Alberti e Marcos Nuernberg (Divulgação).
[FLORIANÓPOLIS, 22.12.2022]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
A proptech Spotlar, sediada em Florianópolis (SC), anunciou nesta semana a captação de uma rodada Seed de R$ 6 milhões para acelerar a escalada do seu negócio nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. O aporte é liderado pela Terracotta Ventures, tem participação da TM3 Capital (que já investiu na companhia em sua primeira rodada Pré-Seed) e outros co-investidores estratégicos. O investimento é o segundo em pouco mais de um ano e meio, quando a empresa surgiu com o propósito de redefinir o conceito “pronto para morar”.
A aposta dos investidores se deve ao rápido crescimento e capacidade de entrega apresentados pelo time. A empresa criou uma plataforma focada na aplicação de tecnologia e customização em massa para tornar novos imóveis vazios em residências verdadeiramente prontas para morar.
Ivan Alberti, co-fundador e CFO da Spotlar, explica que a proptech atua em um problema comum que ocorre na entrega das chaves de apartamentos novos: a falta de móveis e de decoração no imóveis. Isso leva à “jornada de interiores”, que envolve dores ao usuário como contratar serviços que desconhece, correr atrás de mobiliário e ao final quase sempre custa mais caro e demora mais que o esperado. “Isso provoca uma quebra na experiência do consumidor, mas essa dor é ainda mais clara para o investidor imobiliário, que necessita de soluções práticas para acelerar a rentabilidade do ativo imobiliário depois de pronto”, destaca Ivan.
A empresa desenvolveu uma plataforma que permite com que os compradores de apartamentos na planta acessem um ambiente virtual 3D do seu imóvel e possa, por meio de seu dispositivo, escolher as opções de mobília, decoração e eletroeletrônicos que preferir para cada ambiente, de forma visual e intuitiva, antes mesmo do prédio ficar pronto.
Depois que o empreendimento imobiliário é entregue pela incorporadora, a Spotlar e uma rede de parceiros coloca o projeto em prática. O modelo de negócio é B2B2C, em que a proptech faz parcerias com incorporadoras para acessar os empreendimentos e potenciais clientes de forma escalável.
SÓCIOS “REPETEM A DOSE” NO MERCADO DE PROPTECHS
Fundada em março de 2021, a Spotlar é a segunda empresa de tecnologia idealizada por Renan Lecheta (CEO), Ivan Alberti (CFO), Marcos Felipe Nuernberg (CSO) e Luiz Paulo Magalhães (CPO). Juntos, eles já haviam criado em 2015 a Conaz, dedicada a digitalizar e conectar construtores e fornecedores por meio de uma plataforma de cotações e compras de insumos para a construção civil. A startup foi vendida em 2019 (leia a matéria publicada à época pelo SC Inova) para a Ambar, maior construtech da América Latina. Lá, o grupo ocupou cargos executivos por dois anos – depois, era hora de voltar a empreender.
Logo após a fundação, a Spotlar recebeu um investimento pré-seed de R$ 2,2 milhões e, desde então, firmou presença em Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Em menos de dois anos a proptech conta com um time de cerca de 30 colaboradores e tem parcerias com construtoras de médio e grande porte, como a Pride Construtora, de Curitiba (PR); Sensia Incorporadora, marca do Grupo MRV; e a Cyrela, sediada em São Paulo. A projeção para 2023 é triplicar as entregas, quando deve passar dos 500 apartamentos executados.
“A partir da experiência com a Conaz, os sócios da Spotlar demonstraram ser capazes de executar o ciclo completo de conceber, executar e realizar a saída de um negócio bem-sucedido. Nesta segunda startup, eles estão mais maduros, com mais confiança e partiram de competências que eles já tinham para resolver um grande problema de um setor bastante complexo, que é o mercado de personalização e montagem de imóveis”, aponta Bruno Loreto, managing partner da Terracotta Ventures.
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