Por R$ 51 milhões, Exact Sales é comprada pela RD Station/Totvs

Voce está em :Home-Negócios-Por R$ 51 milhões, Exact Sales é comprada pela RD Station/Totvs

Por R$ 51 milhões, Exact Sales é comprada pela RD Station/Totvs

Scale-ups foram referência do ecossistema tech em Santa Catarina na década passada e atualmente têm centenas de clientes em comum. Nos últimos 12 meses, receita da Exact foi de R$ 25 milhões.

Scale-ups foram referência do ecossistema tech em Santa Catarina na década passada e atualmente têm centenas de clientes em comum. Nos últimos 12 meses, receita da Exact foi de R$ 25 milhões. Na foto, os sócios-fundadores Theo Orosco e Felipe Roman/ Crédito: Felipe Carneiro/Divulgação


[FLORIANÓPOLIS, 05.06.2023]
Redação SC Inova, com informações de agências

No início da era das startups no mercado tech nacional, duas jovens empresas de Florianópolis colocaram a cidade no mapa da inovação para marketing e vendas: a RD Station, com sua plataforma de automação de campanhas de e-mail e conteúdo, e a Exact Sales, fundada em 2015 por Théo Orosco e Felipe Roman, que desenvolveu um software voltado à jornada de “vendas complexas”.

Nesta segunda, 05.06, a RD Station anunciou, por meio de sua controladora Totvs, a aquisição total da Exact Sales por R$ 51 milhões. A empresa tem 1.250 clientes, 15 mil usuários e 230 colaboradores, e atingiu nos últimos 12 meses uma receita líquida de R$ 25 milhões, com taxa de crescimento composta (CAGR) de 31% nos últimos três anos. Ou seja, a empresa foi avaliada em 2x a receita anual, um múltiplo que em outros tempos (antes do “inverno das startups” que iniciou no ano passado) seria considerado baixo. A título de comparação, a RD Station foi adquirida em 2021 por um múltiplo de quase dez vezes seu faturamento anual. 

A Exact é líder no segmento de Sales Engagement, oferecendo soluções voltadas à prospecção e qualificação de clientes potenciais (prospects), atendendo de startups a grandes empresas. Recentemente, a scaleup tinha adquirido outras duas empresas com soluções complementares – a goiana Resultys, de big data; e no início deste ano, a Magic Write, de Criciúma, no valor de R$ 6 milhões.   

Em entrevista ao SC Inova, Théo comentou que a Exact foi impulsionada pela tese de que “a área de vendas precisava mais de processos e ferramentas do que da dependência da habilidade de um vendedor”. Segundo ele, a parceria entre as empresas vem de longe – mais de um terço dos clientes da Exact Sales usam produtos da RD Station. “Essa conexão já é testada e aprovada no mercado”, reforça. Desde sua criação, a Exact captou cerca de R$ 25 milhões em investimentos – a maior rodada veio em 2019, com a Astella, antes, havia captado R$ 4 milhões via Cventures. 

Para Juliano Tubino, recentemente alçado ao cargo de CEO da RD Station, a compra se deve pela complementaridade das soluções: “a Exact é uma referência na sua categoria, inclusive na frente de educação deste mercado, o que tem grande valor para nós, por isso essa sinergia potencializa a entrega final que conseguimos proporcionar a clientes e parceiros”, disse o executivo ao portal Exame.

LEIA TAMBÉM: