[OPINIÃO] Por dentro do Barcelona Health Hub, um centro de inovação internacional especializado em saúde digital

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[OPINIÃO] Por dentro do Barcelona Health Hub, um centro de inovação internacional especializado em saúde digital

Fundado em 2018, o BHH propõe uma mudança de paradigma, priorizando a prevenção e o tratamento de problemas de saúde em vez de simplesmente focar nas doenças existentes.

Fundado em 2018, o BHH propõe uma mudança de paradigma, priorizando a prevenção e o tratamento de problemas de saúde em vez de simplesmente focar nas doenças existentes. / Fotos: Divulgação


[10.01.2024]


Por
Marcus Rocha, especialista em Ecossistemas e Habitats de Inovação.
Escreve mensalmente sobre o tema no SC Inova. 

Depois do artigo sobre o DFACTORY, agora será apresentado o Barcelona Health Hub, um centro de inovação especializado em soluções inovadoras digitais para a Saúde, visitado no dia 7 de novembro de 2023.

Entre os dias 5 e 10 daquele mês, o Sebrae/SC promoveu uma missão ao ecossistema de inovação de Barcelona, com a participação de gestores públicos, lideranças do Estado e colaboradores do próprio Sebrae, todos em busca de referências e boas práticas. O grupo foi recebido na Universidade La Salle, realizou visitas a diferentes ambientes de inovação da cidade, e também participou do Smart City World Expo 2023, um dos principais eventos mundiais sobre cidades inteligentes. 

O mercado de cuidados com a saúde enfrenta desafios significativos em meio a um aumento exponencial da demanda, impulsionado pelo envelhecimento da população global, o crescimento de pacientes com doenças crônicas e as crescentes expectativas da sociedade em relação aos serviços de saúde. Diante desse cenário, surge o Barcelona Health Hub (BHH), um centro de inovação que se destaca como uma resposta estratégica para liderar a transformação tecnológica no setor.

O BHH foi fundado em 2018, com a intenção de promover a inovação tecnológica, com viés digital, de forma a criar novas soluções que empoderem os profissionais de saúde para enfrentar a crescente demanda global. Sua missão é promover a inovação em saúde digital e sua transferência para a sociedade e o mercado, conectando startups, organizações de saúde, empresas e investidores.

A abordagem do BHH propõe uma mudança de paradigma, da abordagem centrada na doença para a ênfase na promoção proativa da saúde. Sob a gestão de uma organização privada sem fins lucrativos vinculada à Fundação Sant Pau, o BHH estabeleceu-se em Barcelona como um ponto focal para o desenvolvimento de soluções inovadoras, priorizando a prevenção e o tratamento de problemas de saúde em vez de simplesmente focar nas doenças existentes.

O BHH possui um escopo especializado bem definido, focado na digitalização dos serviços de saúde. No entanto, trata-se de uma especialização que, apesar de bem definida, é transversal, pois abrange diversas áreas, desde telemedicina e inteligência artificial até terapias com uso de realidade aumentada, internet das coisas e cuidados de saúde em casa. A diversidade dessas áreas reflete a abordagem abrangente do BHH, alinhada à demanda por soluções sustentáveis, escaláveis e inclusivas.

Entre as áreas tecnológicas prioritárias para o desenvolvimento de inovações dentro do BHH, se destacam:

  • Telemedicina
  • Realidade Virtual
  • Inteligência Artificial
  • Monitoramento remoto de pacientes
  • Cuidados de saúde em residências
  • Interoperabilidade
  • Empoderamento do paciente

MODELO DE NEGÓCIO DIFERENCIADO

A organização gestora do BHH tem formatação muito parecida com aquela das Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT) no Brasil. No entanto, chama a atenção o modelo de negócio deste centro de inovação, onde as empresas ou organizações membro do BHH realizam uma contribuição financeira para poderem participar das atividades do espaço. Hoje o BHH conta com mais de 500 membros mantenedores e conecta startups, organizações de saúde, empresas e investidores, promovendo colaboração e inovação no setor, dentro do seu escopo de atuação. Cabe destacar que em 2018, no início das suas operações, o BHH tinha apenas 20 membros.

A localização do BHH no Campus de Saúde Sant Pau, um complexo arquitetônico modernista considerado Patrimônio Histórico Cultural pela UNESCO, adiciona um componente estético interessante, mas o foco principal permanece na criação de um ambiente propício à inovação. Nota-se uma clara conexão da inovação com o legado arquitetônico e a identidade histórica de Barcelona, unindo o antigo com o novo. O BHH ocupa 4 blocos do campus, com uma área útil de 5.000 m2 que reúne mais de 60 empresas residentes e movimenta mais de 500 pessoas todos os dias.

Neste espaço único hoje o BHH reúne mais de 60 empresas residentes em quatro prédios, totalizando 5.000 m2 reforçam a ambição do BHH de se tornar o maior hub europeu especializado em soluções digitais para a saúde. Nesse sentido, as principais estratégias do BHH são: 

  • Transferência tecnológica
  • Inovação aberta
  • Centro de conhecimento em saúde digital
  • Eventos, especialmente o Health Revolution Congress (Congresso de Revolução na Saúde)
  • Expansão Global

O papel do BHH na aceleração da inovação é evidenciado pelo apoio a 289 startups, parcerias com 89 organizações, incluindo universidades e centros de pesquisa, e conexões com 106 corporações e 16 veículos de investimento. Essa rede dinâmica é reforçada pelo Corporate Venture Building em parceria com o Hospital Sant Pau, agilizando a validação clínica de soluções digitais para a saúde. 

Importante também destacar o aspecto da expansão global, tanto do próprio BHH quanto das inovações a serem desenvolvidas no centro de inovação. Este ponto é especialmente notável, com o BHH já presente em 45 países, consolidando-se como um centro globalmente reconhecido na promoção da inovação para a saúde.

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DA PROVA DE CONCEITO À APLICAÇÃO PRÁTICA DAS INOVAÇÕES

Os membros do BHH, além de terem acesso diferenciado a informações das iniciativas de inovação desenvolvidas no hub e participarem dos diversos eventos promovidos, podem contratar serviços adicionais diferenciados, com destaque para o Centro de Validações Clínicas, Estudos e Insights de Mercado, Scouting de startups e projetos de inovação, e Eventos especiais para conexões estratégicas com organizações Hospitalares, de Seguros e Farmacêuticas. Além disso, os membros podem usar sem custo, uma vez por ano, uma das principais salas do campus onde o BHH se localiza (Sala Barcelona) e têm 30% de desconto na locação dos demais espaços.

O Centro de Validações Clínicas, como o nome já indica, oferece um conjunto completo de serviços para a validação clínica de soluções digitais para a saúde. Esses serviços acontecem no Hospital Sant Pau, disponibilizando o conhecimento clínico do hospital, conselho consultivo em saúde, subcomitê ético-tecnológico, e acesso a uma rede internacional de hospitais.

Barcelona Health Hub
Barcelona Health Hub já apoiou 289 startups, fez parcerias com 89 organizações (universidades e centros de pesquisa), além de conexões com 106 corporações e 16 veículos de investimento. Foto: Marcus Rocha

O serviço do Centro de Validações Clínicas considera todo o ciclo de vida do desenvolvimento de uma solução inovadora para a saúde digital. O processo contempla a cocriação e os planos na fase de ideação, considerando também a transferência de novas tecnologias. Em seguida, acompanha o desenvolvimento de provas de conceito, incluindo a análise de viabilidade e os ensaios clínicos iniciais. Por fim, busca a validação clínica, a partir da aprovação e do lançamento ao mercado da solução, a indicação de usos clínicos e a criação de um novo padrão de atendimento aos pacientes. 

A abordagem de inovação aberta do BHH é evidenciada pelos serviços de seleção de startups para corporações e veículos de investimento (Startup scouting). A partir do diagnóstico de desafios dos membros que contratam o serviço, a equipe do BHH faz inicialmente uma busca junto às startups já participantes do espaço, o que pode ser ampliado para a base de mais de 17 mil startups da rede do centro de inovação. As startups selecionadas são chamadas a participar de eventos presenciais, híbridos ou online, para conectá-las com a organização membro que contratou o serviço de scouting, com realização de pitches, rodadas de negócios, etc., para a geração de oportunidades de negócios efetivas.

O BHH também se destaca em eventos como o 4YFN e o Health Revolution Congress, consolidando sua posição como centro de conhecimento em saúde digital e gerando oportunidades de negócios para seus membros. O BHH organiza o “Digital Health Arena” (Arena da Saúde Digital) dentro do evento 4YFN (“4 Years From Now“, ou “Daqui a 4 anos”), que acontece em Barcelona anualmente em Fevereiro. Este espaço busca trazer tendências futuras para o setor da saúde. Já o Health Revolution Congress (Congresso de Revolução na Saúde) é promovido pelo BHH e ocorre anualmente em maio, também em Barcelona, deve receber em 2024 mais de 1.500 participantes, 60 palestrantes internacionais e 50 expositores, além de promover mais de 800 reuniões para a geração de oportunidades de negócios.

A estratégia especializada do BHH, desde a conexão com startups até a validação clínica em parceria com o Hospital Sant Pau, destaca-se como uma abordagem holística que impulsiona a inovação no setor de saúde. À medida que o BHH expande sua presença global, seu impacto na transformação tecnológica da saúde só tende a crescer, solidificando seu papel como catalisador de mudanças em um setor crucial para o bem-estar da sociedade. É uma inspiração importante, com resultados concretos, para os centros de inovação de todo o Brasil.

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