Hostel by RD: “O desafio não é apenas transferir palestras do físico ao virtual”

Voce está em :Home-Sociedade-Hostel by RD: “O desafio não é apenas transferir palestras do físico ao virtual”

Hostel by RD: “O desafio não é apenas transferir palestras do físico ao virtual”

Em exclusiva ao SC Inova, diretor de Eventos da Resultados Digitais conta por que a empresa preservou o RD Summit ao criar um “spin-off” digital, que trará também reflexões sobre a adaptação do mercado ao cenário pós-pandemia. Evento acontece de 01 a 03 de dezembro. / Foto: Divulgação RD


[FLORIANÓPOLIS, 19.11.2020] 

Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br 

Nos últimos anos, o calendário de eventos corporativos em Florianópolis passou a com uma data que lotava hoteis, AirBnb e movimentava não só a economia local mas também o ambiente de tecnologia e negócios digitais: o RD Summit, organizado pela manezinha Resultados Digitais e que reunia cerca de 12 mil pessoas por edição.

Mas no 2020 da pandemia, sem a menor condição de aglomerar um público desse no espaço do Centrosul, a empresa se antecipou e ainda em abril anunciou o cancelamento do RD Summit, originalmente marcado para outubro. E diferente de outros eventos, que simplesmente migraram do físico para o digital, a Resultados Digitais preferiu criar outro conceito e nome para preservar o jeitão de “festival” que o Summit estava tomando.

“Trata-se de um novo projeto com uma nova dinâmica, a proposta não é replicar o evento presencial, mas oferecer uma experiência online diferenciada”, explica Denis Bevacqua, Diretor de Eventos da Resultados Digitais. Assim, a empresa criou um evento “spin-off”, o Hostel by RD Summit, que acontece entre 1 e 3 de dezembro. E diferente do RD Summit, a programação será mais enxuta, com três horas de palestras por dia, com no máximo 30 minutos de duração cada, sempre à tarde. Além das palestras, haverá sessões de mentoria e treinamentos, feira de negócios e cursos – que ficarão disponíveis na plataforma por três meses aos participantes. 

Uma parte do conteúdo seguirá a mesma linha do RD Summit, com cinco trilhas temáticas: marketing introdutório, marketing avançado, vendas, gestão e estratégia e desenvolvimento pessoal. A outra pretende provocar discussões sobre o planejamento para 2021, depois do conturbado período do ano, trazendo dados e reflexões sobre a adaptação das diversas indústrias ao novo cenário. 

A programação completa dos palestrantes está disponível neste link.

Em entrevista exclusiva ao SC Inova, o diretor de Eventos detalha como foi o processo de decisão e criação do Hostel e quais os planos para um retorno ao formato presencial pós-pandemia – o que ele acredita que pode ser realidade já em 2021. Confira:

Denis Bevacqua, diretor de Eventos da RD: “Trata-se de um novo projeto com uma nova dinâmica”. Foto: Divulgação/RD

SC INOVA – Dada a atual situação da pandemia, vocês acreditam que é possível voltar ao formato clássico, presencial, do RD Summit no final de 2021? Ou de alguma forma os próximos terão alguma modalidade híbrida?

DENIS BEVACQUA Acredito que o RD Summit presencial irá voltar com força em 2021, seguindo todas as orientações para oferecer uma experiência completa com o máximo de segurança.  Nossos eventos já eram híbridos, a diferença é que o pilar online terá um protagonismo maior na estratégia de interação com os participantes que estiverem remotos. Ainda é cedo para abrir os detalhes da estratégia, mas estamos trabalhando em um grande quadro branco que será preenchido com muitas ativações surpreendentes. 

SC INOVA – Os eventos presenciais da RD sempre surpreenderam pelo tamanho e formato, mas como manter essa pegada num ambiente online, à distância?

DENIS BEVACQUA – Trata-se de um novo projeto com uma nova dinâmica, a proposta não é replicar o evento presencial, mas oferecer uma experiência online diferenciada. Fizemos uma vasta pesquisa com o mercado e nossos clientes para entender onde deveríamos focar nossos esforços e acredito que chegamos em um formato que irá agradar o público.

Firmamos parceria com uma plataforma internacional que além de várias funcionalidades úteis para UX durante o evento, possui um inteligência artificial que irá incentivar o networking entre os participantes, criando conexões com perfis similares aos seus interesses. Além disso, montamos uma feira de negócios virtual com serviços e soluções complementares para facilitar a vida dos profissionais.

Nossa curadoria foi reformulada para apresentar conteúdos mais dinâmicos. A proposta é oferecer temas práticos em diversos formatos, vinculados às principais necessidades de quem está à frente de um negócio ou conduzindo o dia a dia da operação, e que sejam acionáveis para negócios tradicionais ou digitais, dos mais variados segmentos

SC INOVA – A mudança do nome/conceito para Hostel foi pra manter a “mística” do RD Summit?

DENIS BEVACQUAGostamos de surpreender em todos os detalhes, da concepção criativa à entrega do evento em si. No caso do Hostel, fomos inspirados pelo movimento de conexão, troca, inspiração e aprendizado, em conjunto com a nossa comunidade para chegar na proposta temática do evento.  Sempre recebemos os participantes em nossa casa, agora é a hora de levar todo um ecossistema fervilhando para dentro da casa das pessoas.

Este “spin-off” do RD Summit vem com uma linguagem leve e interativa para promover o desenvolvimento e a transformação de profissionais e empresas que precisam escalar e crescer seus negócios com Marketing Digital e Inside Sales.

LEIA TAMBÉM: