Inteligência artificial para “desrobotizar” pessoas: Nia fatura R$ 1,7 mi com solução para imobiliárias

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Inteligência artificial para “desrobotizar” pessoas: Nia fatura R$ 1,7 mi com solução para imobiliárias

Startup catarinense que surgiu no laboratório de inovação da Brognoli projeta crescimento de 50% com ferramenta de automatização

Startup catarinense que surgiu no laboratório de inovação da Brognoli projeta crescimento de 50% com ferramenta de automatização que auxilia equipes de atendimento a focar em demandas estratégicas. / Foto: Divulgação 


[FLORIANÓPOLIS, 15.02.2022]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br 

O uso da inteligência artificial e de chatbots no atendimento a clientes parece seguir a lógica de “robotizar” processos e evitar, até certo ponto, a necessidade de uma intervenção humana. Mas em determinadas atividades e segmentos econômicos, como no caso do mercado imobiliário, o contato humano não deixará de existir em algum momento da jornada do usuário. 

Na visão dos fundadores da Nia, uma proptech que desenvolve soluções de inteligência artificial e chatbots para imobiliárias, a tecnologia ajuda a tirar o atendimento humano do “modo automático”, deixando algumas tarefas para os algoritmos e sistemas, para focar em um serviço mais consultivo e estratégico. 

“Percebemos que o alto volume de atendimentos, somados a processos despadronizados, manuais e sem controle gera a ineficiência operacional muito grande no mercado imobiliário”, comenta Gabriel Diederichsen, CEO e cofundador da NIA. A empresa surgiu em 2020 a partir de um projeto do Núcleo de Inteligência Artificial da Brognoli Imóveis, uma das maiores empresas do setor na Grande Florianópolis. 

Em plena pandemia, quando o lockdown e as incertezas econômicas obrigaram muitos consumidores a rever contratos e solicitar reduções temporárias, o uso dos bots ajudou a Brognoli a negociar mais de 4 mil contratos de aluguel (80% deles residenciais) em um prazo recorde. Mais da metade dos casos (53%) foram resolvidos em até 24 horas, com um total de R$ 7,57 milhões transacionados por meio do canal digital.

A NIA ganhou corpo a partir de então e se tornou uma startup independente, que encerrou o ano atendendo 33 imobiliárias do país com uma equipe de 21 pessoas e faturamento de R$ 1,7 milhão em 2021. A perspectiva para 2022 é de uma expansão de 50% nas receitas, com equipe chegando a 38 pessoas e mais de 120 clientes. 

“Eu brinco que queremos automatizar e digitalizar os processos para desrobotizar as pessoas para elas poderem focar no estratégico e relacionamento”, resume Gabriel. “O mercado imobiliário tradicional precisa se transformar e o Nia se posiciona como esse parceiro que ajuda o negócio a evoluir e melhorar os resultados em um mundo onde a tecnologia traz mais liberdade e satisfação para as pessoas”. 

No final de janeiro, a empresa lançou o Journey, um serviço que produto que padroniza os processos, centraliza os dados e traz mais eficiência à operação da imobiliária. “Como nascemos neste mercado, pudemos mapear e criar os principais processos para o funcionamento de uma imobiliária, visando as melhores práticas do setor”, explica. Nos próximos meses, a intenção é ir forte ao mercado para captar novos clientes – até 2026, o planejamento é atender 2 mil imobiliárias no país. 

USAR MAIS A MENTE E SAIR DO LUGAR-COMUM NO ATENDIMENTO

“Estamos trabalhando há quatro anos pensando em como trazer qualidade e eficiência para as pessoas precisarem usar mais a mente do que os dedos, sair do lugar-comum e transformar efetivamente o negócio e a prestação de serviços”, comenta Eduardo Barbosa, CEO da Brognoli Imóveis e que liderou o processo de transformação digital da companhia, que já ajudou a gerar startups com diversas soluções para o setor imobiliário, como Bloco, Woliver, Locates, Divid, entre outras.

As soluções são baseadas em três pilares de transformação digital: processos, tecnologias e pessoas. A NIA oferece soluções como chatbots, RPA (automatização de rotinas como backoffice, boletos e outros serviços), CRM integrável a outros sistemas e modelagem de processos, de acordo com a necessidade e perfil de cada cliente – como resultado, a empresa criou o Journey, uma solução de ponta a ponta para o mercado, lançada em janeiro e com a qual espera ganhar escala nos próximos anos. 

 “Metade das ligações para imobiliárias são de clientes querendo saber o status de seus processos, seja uma solicitação de reparo e manutenção, custos ou outras. Conseguimos adicionar na jornada dos colaboradores e clientes várias automações para simplificar a operação e assim mudar a cultura e a forma de trabalhar no mercado imobiliário”, ressalta.

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