Leopoldo Lima, ex-Cventures e Afya, é o novo sócio da Questum

Voce está em :Home-Negócios-Leopoldo Lima, ex-Cventures e Afya, é o novo sócio da Questum

Leopoldo Lima, ex-Cventures e Afya, é o novo sócio da Questum

Firma de M&A para startups e investimentos reforça equipe com mais um egresso do ecossistema de tecnologia de Santa Catarina.

Firma de M&A para startups e investimentos reforça equipe com mais um egresso do ecossistema de tecnologia de Santa Catarina. / Foto: Divulgação


[FLORIANÓPOLIS, 17.05.2023]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

Após anunciar há dois meses a criação de um braço de investimentos, a Questum, especializada em operações de M&A (fusões e aquisições) para startups, aumenta o time de sócios com mais um egresso do ecossistema de tecnologia de Santa Catarina. Com mais de 20 anos de experiência em finanças corporativas, o executivo Leopoldo Lima passa a integrar a equipe da empresa com sede em Florianópolis trazendo uma bagagem como diretor de M&A no grupo Afya (ecossistema de saúde e healthtechs) e diretor de Investimentos na Cventures, gestora de venture capital catarinense que investiu em startups como Asaas, Neoprospecta e Hiper, entre outras.

“Até recentemente atuei com M&A no buy-side (lado do comprador), mas também tenho experiência como empreendedor e venture capital. Com essa bagagem acredito que consigo somar trazendo um ponto de vista novo, principalmente como quem esteve do lado do comprador e consegue apontar quais discussões acontecem dentro de um consolidador, além dos receios mais comuns”, conta Lima, economista e mestre em ciências econômicas pela Universidade de Brasília, além de possuir MBA em Economia e Finanças pela FGV-SP.

Nos últimos seis anos, lembra, esteve imerso no setor de saúde e, sobretudo, de startups desse setor. “É um ambiente que conheço profundamente e no qual criei relacionamentos importantes. Nos últimos dois anos foram cerca de dez transações apenas com startups de saúde”. A chegada do sócio faz parte de uma série de movimentações recentes da empresa para consolidar novos mercados e ampliar a atuação com M&A e investimentos em Seed e Series A.

A Questum, fundada em 2019 pelo managing partner, investidor e empreendedor Rafael Assunção, tem uma equipe praticamente gerada no ecossistema de Santa Catarina. Alguns são ex-sócios de startups, como Tiago Vailati (cofundador da Hiper, que foi investida em 2015 pela Cventures, quando Leopoldo Lima era diretor do fundo) e João Selarim (ex-CEO da Total Voice), outros como Leopoldo e Anderson Wustro (ex-Darwin) vieram de gestoras de fundo e/ou aceleradoras.

Com foco em startups que operem modelos de negócios B2B, estruturadas como software como serviço (SaaS), a Questum já assessorou operações de startups como PagueVeloz (vendida para Serasa Experian), Lett (para Neogrid), Ipê Digital, Effecti e Mercos (para Nuvini), Mercadapp (para Linx), Zipper e Becon (para CRM&BONUS).

LEIA TAMBÉM: