Jornada Startups: programa acelera 150 negócios inovadores em SC

Voce está em :Home-Governança Corporativa, Inovadores-Jornada Startups: programa acelera 150 negócios inovadores em SC

Jornada Startups: programa acelera 150 negócios inovadores em SC

Startups catarinenses em fase de ideação e operação também podem participar de DemoDay no Startup Summit, um dos principais eventos de inovação no país

Startups catarinenses em fase de ideação e operação também podem participar de DemoDay no Startup Summit, um dos principais eventos de inovação no país, que acontece em Florianópolis, em agosto. / Foto: Divulgação 


[FLORIANÓPOLIS, 29.05.2023]
Redação SC Inova, com informações da ACATE

A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e o Sebrae Santa Catarina deram início, neste mês de maio, à terceira edição do programa Jornada Startups, que reúne 150 empresas de todas as regiões do estado e impulsiona a criação e o desenvolvimento de novos negócios inovadores catarinenses. O foco são startups em fase de ideação e geração de demanda (operação) com CNPJ em Santa Catarina, CNAEs de acordo com esta lista e ter feito a inscrição no programa StartupSC. 

Na abertura do encontro, os empreendedores Santiago Edo (Harmo, que anunciou parceria com a ReclameAqui em fevereiro passado) e André Silva (cofundador da Zipper, vendida no ano passado para a CRM&Bonus) apresentaram seus cases e compartilharam dicas de como aproveitar os programas de capacitação e desenvolvimento do ecossistema.

“Não há lugar melhor para empreender na área de tecnologia do que em Santa Catarina. A quantidade de atores que temos no ecossistema para ajudar o empreendedor oferece muito em capacitações, benefícios e subvenção”, ressalta Alexandre Souza, gestor do projeto Startup SC do Sebrae. No ano passado, o estado foi escolhido pela entidade como um “polo nacional de startups”. 

As empresas que participam do Jornada em 2023 (confira todas neste link) terão a oportunidade de apresentar suas soluções e negócios durante um DemoDay no Startup Summit, principal evento do ecossistema de startups do Brasil, que será realizado nos dias 23, 24 e 25 de agosto, em Florianópolis. As empresas podem também  participar de forma gratuita do Startup Summit 2023 por meio do programa 1K+, que irá selecionar mil startups para exporem no evento, além de terem acesso a investidores e atores do ecossistema em uma programação exclusiva e destinada a conexões e negócios. Para saber mais e se inscrever, clique aqui

O ECOSSISTEMA COMO SUPORTE AOS EMPREENDEDORES

“Ainda que as tecnologias evoluam, uma coisa nunca muda: a necessidade de suporte especializado aos empreendedores”, comenta o empreendedor e investidor-anjo Ismael Rogerio da Silva. / Foto: Divulgação

“Um fator crítico de sobrevivência para startups em fase inicial (early-stage) é poder contar com apoio de mentores, conteúdos, metodologias e o suporte de um ecossistema maduro como o que temos em Santa Catarina”, comenta Ismael Rogério da Silva, empreendedor contábil e CEO da Softcon, empresa especializada no mercado de tecnologia e que patrocina o Jornada Startups. “Acompanhamos startups ao longo de várias gerações e, ainda que as tecnologias sempre evoluam, uma coisa nunca muda: a necessidade de suporte especializado aos empreendedores”, conclui.

Os conteúdos da formação do programa serão disponibilizados em uma plataforma da 49 educação, edtech com metodologia especializada no desenvolvimento de startups. As selecionadas contam com acesso a créditos da Amazon Web Services (AWS) para o desenvolvimento de soluções na nuvem, além de outros benefícios, como programas e relacionamento com investidores.

As empresas participantes terão até o final de agosto um calendário com workshops (sobre proposta de valor, validação, elaboração de pipeline de clientes, estratégia de negócios, marketing e vendas) e mentorias coletivas, até as bancas finais do programa. “Queremos mostrar que é possível empreender em qualquer lugar do estado e desenvolver economias locais com tecnologias para as potencialidades específicas de cada região”, destaca o presidente da ACATE, Iomani Engelmann.