Involves investe na Sellers, banco digital especializado em incentivos comerciais

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Involves investe na Sellers, banco digital especializado em incentivos comerciais

Aporte é parte do plano de expansão da Involves, com sede em Florianópolis, que espera captar uma rodada de R$ 200 milhões neste ano e ampliar presença na América Latina e Europa. Na foto, os CEOs César Duro (Sellers) e André Krummenauer (Involves).

Aporte é parte do plano de expansão da Involves, com sede em Florianópolis, que espera captar uma rodada de R$ 200 milhões neste ano e ampliar presença na América Latina e Europa. Na foto, os CEOs César Duro (Sellers) e André Krummenauer (Involves).


[FLORIANÓPOLIS, 08.02.2022]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

A Sellers, retail fintech que atua como um banco digital para vendedores, recebeu nesta terça-feira um investimento – com valores não divulgados – da Involves, empresa de tecnologia para o setor de trade marketing e que tem planos de forte expansão em 2022. Entre eles está uma nova rodada de captação de investimentos, em torno de R$ 200 milhões, que será utilizada para desenvolvimento de novas tecnologias e crescimento no mercado da América Latina e Europa.

Ambas as empresas tem sede em Florianópolis e, mesmo após o deal, nada deve mudar em termos de gestão: planejamentos e operações continuam independentes, mas se conectam na etapa comercial. O investimento é minoritário mas há perspectiva de ampliar a participação no futuro, disse ao SC Inova o CEO e cofundador da Involves, André Krummenauer: “com o crescimento das empresas, é natural que essa discussão em algum momento entre em pauta, mas nossos esforços no momento estão 100% direcionados em fazer a Sellers crescer rapidamente”. 

 A Sellers é o primeiro banco digital especializado em incentivos comerciais e conta com uma plataforma de gestão de campanhas (do planejamento à execução e acompanhamento dos resultados da equipe). Assim que as metas são atingidas, o pagamento dos incentivos é feito automaticamente ao vendedor, sem burocracia nem a espera de dias e semanas, como é comum no processo tradicional.

“Como atendemos indústrias de bens de consumo, acompanhamos de perto que a criação e gestão de campanhas de incentivo é uma grande dor desse segmento. A tecnologia resolve essa questão, torna o processo muito simples, fluido e dinâmico e ainda potencializa os incentivos recebidos com experiências diferenciadas”, explica André. “Não atuamos na área de incentivos comerciais e a Sellers está no nosso ecossistema, atendendo o mesmo cliente-alvo. Entendemos que as sinergias são óbvias”, ressalta. 

A solução atende empresas de todos os portes da indústria e do varejo que têm time de vendas e já permite criar mais de 8 mil tipos de campanhas diferentes, número que deve aumentar ainda em 2022 – segundo o CEO César Duro, o potencial de mercado da startup é de 60 mil empresas. 

“Todos os sócios fundadores têm uma história executiva anterior e nós identificamos a dor no dia a dia da operação. Eu, por exemplo, comecei minha carreira como promotor de vendas e sei da necessidade de uma tecnologia pensada com a cabeça do usuário final”, lembra César. “A Involves esteve muito presente desde a criação da nossa solução, com mentoria de quem já tinha um caminho trilhado no mercado de varejo e indústria há anos”.

Como destaca André, “o crescimento inorgânico é parte importante na nossa estratégia de crescimento.Nos estruturamos como empresa para poder buscar e investir em startups que possuem sinergias bem definidas com a visão de futuro da Involves  e, que ao mesmo tempo, vão ajudar a mexer no ponteiro do crescimento no curto e médio prazo”, ressalta o empreendedor.

“Não atuamos com incentivos comerciais mas a Sellers atende o mesmo cliente-alvo. As sinergias são óbvias”, ressalta André, da Involves. / Foto: Divulgação

APÓS IMPACTO DA PANDEMIA, SCALE-UP AMPLIA PARTICIPAÇÃO NO MERCADO EXTERNO

Os planos e o investimento mostram que a Involves retomou os trilhos depois do impacto da pandemia de Covid-19 no primeiro semestre de 2020. Com a indústria (e seus maiores clientes) paralisada com o lockdown, a empresa catarinense chegou a demitir 30% dos 273 colaboradores em meados do ano retrasado. Hoje, porém, a Involves tem quase 300 funcionários – de 10 nacionalidades diferentes.

E segue forte na operação internacional: o México, por exemplo, é o segundo mercado da scale-up catarinense, com uma receita que triplicou nos últimos anos e que representa 60% do faturamento internacional da Involves. Em 2019, a Involves recebeu seu primeiro aporte de capital externo – R$ 23,5 milhões da Bridge One – com o qual fortaleceu a presença na América Latina com abertura de escritórios no México e na Colômbia. Ao todo, a empresa opera em mais de 20 países e atende clientes como Unilever, L’Oréal, Kraft Heinz, Danone, Red Bull, Seara, Fini e 3 Corações. 

Passado o baque, e com a perspectiva de um novo investimento neste ano, a scale-up projeta o posicionamento para os próximos anos. “A indústria e o varejo alocam investimentos de uma forma muito manual, possuem desafios enormes em executar as ações promocionais planejadas e principalmente em aferir os resultados. Nosso objetivo é ser uma plataforma de inteligência artificial que melhora os resultados do varejo e da indústria no ponto de venda”, conclui André.