Com integração entre entidades, incubadora Softville Ágora abre edital para selecionar startups em Joinville

Voce está em :Home-Inovadores, Joinville-Com integração entre entidades, incubadora Softville Ágora abre edital para selecionar startups em Joinville

Com integração entre entidades, incubadora Softville Ágora abre edital para selecionar startups em Joinville

Unidade no Ágora Tech Park será lançada no dia 27.01 e fará parte da rede Miditec/Acate e Sebrae. Programa conta com o apoio da FAPESC e terá como patrocinadores Armazém Data Center, Sicoob São Miguel e Perini Business Park.

No lançamento, nesta quarta (27.01), foi divulgado o edital de seleção de startups para incubação. Programa conta com o apoio da FAPESC e terá como patrocinadores Armazém Data Center, Sicoob São Miguel e Perini Business Park.


[JOINVILLE, 22.01.2021 – atualizado em 27.01.2021]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br

A partir desta quarta-feira (27.01), o Ágora Tech Park passa a contar com uma incubadora, unindo a experiência da Softville, que já desenvolveu mais de 100 projetos de inovação e tecnologia em Joinville, a metodologia Acate Miditec – considerada uma das melhores do mundo – e o suporte e apoio ao empreendedorismo prestado pelo Sebrae/SC

No evento de lançamento, foram apresentados os detalhes da operação, patrocinadores e parceiros, além do lançamento do edital de incubação, que recebe inscrições até o dia 25 de fevereiro e está disponível pelo site www.softvilleagora.com.br

Será, na avaliação do presidente da Softville, Fabiano Dell’Agnolo, um modelo totalmente novo para as startups que forem selecionadas. “Esta conexão entre as instituições, da forma como está sendo desenvolvida em Joinville, é o próximo passo no modelo de negócio das incubadoras. O modelo convencional de negócio não é sustentável, então é necessário buscar parceiros para viabilizar e manter o processo de incubação, que é uma atividade de cunho econômico-social. Investir em negócios nascentes com base em inovação traz retorno à região”, conclui. 

“Uma incubadora tem papel fundamental no desenvolvimento de um habitat de inovação, pois oferece apoio a novos empreendedores e startups, dentro de um ambiente de conexão com outras empresas e instituições, onde há muitas oportunidades. Para o Ágora, é a materialização de nosso propósito e slogan: conectar para inovar”, comenta Jean Vogel, diretor executivo do Ágora Tech Park.

Devem ser selecionadas até 10 startups para incubação nos modelos residente e virtual – o resultado será divulgado no dia 26 de março e a turma inicia o processo em 5 de abril. Podem se inscrever projetos que estejam entre a fase de validação e a tração comercial dos produtos e serviços oferecidos.

Outras cinco equipes já estão participando de um projeto piloto com a metodologia e a estrutura de compartilhamento do time do Miditec. 

Perspectiva do espaço interno da incubadora Softville Ágora, que inicia primeira turma em abril. Startups selecionadas serão conhecidas em 26 de março. / Imagem: Divulgação Ágora

Como destaca o presidente da Acate, Iomani Engelmann,”a partir de agora, as startup incubadas em Joinville irão contar com a metodologia desenvolvida pelo Miditec, além de integrar a rede estadual que a Acate está construindo. Esta união de forças será muito importante para o desenvolvimento do nosso ecossistema de tecnologia”. 

“O Sebrae/SC sente-se orgulhoso em apoiar o surgimento de um novo ambiente de apoio ao empreendedorismo, onde certamente veremos diversas startups surgirem, se desenvolver e ganhar o mundo”, acredita Luc Pinheiro, diretor técnico do Sebrae/SC. 

A incubadora Softville Ágora Miditec terá como patrocinadores: Perini Business Park (maior parque multissetorial da América Latina, onde está instalado o Ágora), Sicoob São Miguel e Armazém Data Center. Além deles, a iniciativa conta com o apoio da FAPESC, por meio de edital que estimulou a criação da nova incubadora.

“Apoiar a geração de empreendimentos inovadores em parceria com a rede de Centros de Inovação e Universidades é essencial para desenvolvermos o ecossistema catarinense. A Fapesc tem disponibilizado editais e recursos para a criação de novas empresas como os programas Nascer e Centelha e o edital para criação e apoio as incubadoras de empresas vem neste mesmo sentido. Temos muita expectativa nas ações destes programas e acreditamos que os projetos liderados pelo Ágora Tech Park irão potencializar, ainda mais, o desenvolvimento da região”, ressalta o presidente da Fapesc, Fabio Zabot Holthausen.

Em 25 anos de atividade, a Softville foi o berço de empresas de tecnologia como Transfeera, Treasy, A2C, TiFlux, YAK Tratores, entre outras do ambiente de inovação em Joinville. 

LEIA TAMBÉM: