Hospital Dona Helena investe em escritório de inovação no Ágora Tech Park

Voce está em :Home-Inovadores, Joinville-Hospital Dona Helena investe em escritório de inovação no Ágora Tech Park

Hospital Dona Helena investe em escritório de inovação no Ágora Tech Park

Programa será coordenado por Chander João Turcatti (foto), que terá como desafio implementar um modelo de gestão da inovação.

Programa será coordenado por Chander João Turcatti (foto), que terá como desafio implementar um modelo de gestão da inovação. Foto: Divulgação 


[JOINVILLE, 25.02.2022]
Redação SC Inova com informações da Assessoria de Impresa

Aos 105 anos de história, o Hospital Dona Helena, tradicional instituição de saúde de Joinville (SC) inaugura nos próximos meses um ambiente de inovação no Ágora Tech Park, parque tecnológico localizado no Perini Business Park que já conta com um hub de tecnologia para saúde com outras empresas do setor (como a farmácia-laboratório do Grupo Clamed e a smart clinic oftalmológica do Grupo Sadalla). 

Quem chega para liderar esse projeto de inovação é Chander João Turcatti, profissional com 14 anos de experiência na área da saúde e formações em Tecnologia e Gestão Empresarial. “Nossas iniciativas de inovação estarão balizadas pelos critérios de impacto assistencial, aderência à estratégia da instituição, ciência avançada e impacto social”, conta Turcatti, que atuava em um hospital privado em Porto Alegre (RS). Além do espaço no Ágora, o Dona Helena terá outro ambiente dedicado a projetos de inovação em sua sede.

Segundo o coordenador, o modelo de gestão de inovação será aplicado em cinco eixos: “o primeiro está vinculado ao protagonismo, ou seja, atuaremos na alta complexidade da instituição e nas demandas do mercado para ações em saúde utilizando práticas de Inteligência Artificial e nanotecnologia para tratamentos e prevenção. Já no eixo mais tradicional da inovação, contaremos muito com os profissionais da nossa instituição, pois atuaremos nas áreas assistenciais e administrativas do Hospital Dona Helena para fomentar a inovação interna”.  

Outra frente, antecipa Turcatti, será a Incubadora Dona Helena, que deve se tornar “um centro de inovação aberta para startups e parceiros, para desenvolver e validar ideias e soluções, fomentando o ecossistema regional e até nacional de inovação em saúde”. 

Há também um eixo dedicado aos apoiadores – instituições de tecnologia e de outros segmentos que queiram utilizar a estrutura do Dona Helena para a realizar POCs (Prova de Conceito) e MVPs (produtivo viável mínimo) de suas startups. “Estamos construindo iniciativas com empresas de cloud, SAAS, IA, machine learning, indústria farmacêutica, desenvolvimento de software, hardware, arquitetura e engenharia, telecomunicações, monitorização e relacionamento com o paciente”. 

Por fim, há o projeto Saúde Parceira, com atuação junto à comunidade assistencial de Santa Catarina, recebendo demandas e fomentando a inovação junto a hospitais de pequeno e médio porte, públicos ou privados, sem custos para essas instituições. 

Como visão de futuro na área de medicina e saúde, Turcatti entende que “o paciente estará cada vez mais participando da sua jornada hospitalar, seja desde a escolha da sua refeição, à melhor prática médica baseada em metaverso, por exemplo. Será possível prever patologias com meses de antecedência, ou até mesmo minutos antes, atuando de forma a dar uma qualidade e expectativa de vida melhor ao paciente.  Estamos nos preparando com modelos de algoritmos que poderão prever doenças crônicas não transmissíveis e doenças mentais com tal antecedência que a atual medicina da prevenção ficará muito no passado”, atesta.