Fora de SC, “novo” RD Summit quer deixar legado cultural – além de negócios

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Fora de SC, “novo” RD Summit quer deixar legado cultural – além de negócios

Ou: como o ecossistema catarinense precisa encontrar caminhos para não perder outros grandes eventos que aliam tecnologia, inovação e turismo corporativo

Ou: como o ecossistema catarinense precisa encontrar caminhos para não perder outros grandes eventos que aliam tecnologia, inovação e turismo corporativo. / Foto: Green Fotografias (RD Summit 2022)


[FLORIANÓPOLIS, 21.04.2023]
Fabrício Umpierres, editor SC Inova – scinova@scinova.com.br 

Livre das limitações estruturais (e de público) do centro de convenções em Florianópolis que abrigou todas as edições, de 2013 a 2022, de seu maior evento corporativo, a RD Station prepara a estreia a versão paulistana do RD Summit – marcado para os dias 8, 9 e 10 de novembro no Expo Center Norte – com um outro posicionamento. E sotaque também.

Um “business festival” mesclando cultura e negócios, anunciado pelo rapper e empreendedor Emicida, é o que apresenta a arrojada campanha lançada nesta semana pela empresa que nasceu em Florianópolis – e adquirida em 2022 pela Totvs. O mote, “o melhor dos dois mundos em São Paulo”, denota o quanto perdeu o ecossistema catarinense (e a economia local) sem poder receber um evento de alto nível corporativo para 15 mil pessoas. 

“São Paulo é o principal polo econômico e cultural do Brasil. A nossa mudança foi motivada com o objetivo de fomentar o turismo de negócios na região, além de tornar o RD Summit em um hub de experiência e troca de conhecimento, por meio de ativações e conteúdo. Estamos animados com o que está por vir”, comenta Denis Bevacqua, diretor de eventos da RD Station. 

Criado em 2013 para suprir as necessidades do ecossistema de inovação e tecnologia no mercado do marketing e vendas, o evento cresceu exponencialmente em uma década: saltou de 250 pessoas para mais de 13 mil, número de visitantes na última edição presencial, em 2022.

Para a empresa (e para o caixa), certamente é um alívio não precisar construir uma enorme infraestrutura adicional em um espaço que tradicionalmente deixa a desejar em termos de mobilidade e conectividade. 

Além da nova casa, este será também o primeiro Summit com um novo CEO, Juliano Tubino, que substituiu o cofundador Eric Santos no mês passado. Aos poucos, a empresa que foi uma das “caras” do ecossistema de startups de Florianópolis vai tomando novas direções.

“MENOS PLANILHA E MAIS VISÃO DE MUNDO”

Além do storytelling, o evento segue com números grandiosos: mais de 100 palestrantes, 200 horas de conteúdo distribuídas em aproximadamente 10 trilhas e 7 palcos simultâneos – a relação dos palestrantes está disponível no site do evento.

Sócio-fundador do Laboratório Fantasma, um hub de entretenimento e impacto social que engloba artes, moda, literatura e audiovisual, o “porta-voz” Emicida resume no manifesto o que a RD Station pretende com esse posicionamento. “Participar de um evento que aborda marketing, vendas, inovação, negócios e tecnologia, é uma maneira de levar a um espaço como esse um olhar que tem como foco menos uma planilha e mais uma visão de mundo”. 

Para manter a relevância do ecossistema catarinense em termos de negócios, conexões e grandes eventos, empreendedores e gestores públicos (sim, ambos!) precisam encontrar uma maneira de dotar o estado com espaços qualificados – uma visão conjunta de tecnologia e turismo de eventos, para que as planilhas não decidam também ir embora de vez para outros destinos.