Fapesc e ACATE abrem 892 vagas em cursos gratuitos de TI em cinco regiões de SC

Voce está em :Home-Sociedade-Fapesc e ACATE abrem 892 vagas em cursos gratuitos de TI em cinco regiões de SC

Fapesc e ACATE abrem 892 vagas em cursos gratuitos de TI em cinco regiões de SC

Os cursos de formação do programa DEV-TI atendem demandas da região Norte, Serra, Oeste, Meio Oeste e Alto Vale.

Os cursos de formação do programa DEV-TI, realizado pela fundação estadual em parceria com a Acate, atendem demandas da região Norte, Serra, Oeste, Meio Oeste e Alto Vale. Foto: Lala Azizli (Unsplash)


[FLORIANÓPOLIS, 16.02.2022]
Por Lúcio Lambranho/Agência SC Inova, com informações da Fapesc

Já não é novidade para o ecossistema de tecnologia catarinense que a disputa acirrada por profissionais qualificados e o número de vagas em aberto no mercado fazem parte do principal gargalo para ampliar o crescimento do setor de inovação em Santa Catarina.

Para suprir esse demanda crescente, o programa DEV-TI, realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) tem inscrições abertas para cursos gratuitos em cinco regiões do estado (veja abaixo como fazer as inscrições). 

Há 420 vagas para o norte do estado (Joinville e Jaraguá do Sul), 210 para o Planalto Serrano e outras 210 oportunidades para Oeste e Meio-Oeste, além de 52 vagas para o Alto Vale do Itajaí (Rio do Sul).  Além da formação de novos desenvolvedores, a Acate ainda fará ainda a ponte entre os estudantes e o mercado ao conectar esses alunos às empresas. Para participar dos cursos é preciso ter 16 anos ou mais e ter cursado ou estar cursando  o ensino médio.

Por meio de uma pesquisa de mapeamento de vagas realizada pela ACATE e divulgada em julho em 2021 existiam 4.561 vagas abertas por empresas de tecnologia no ano passado. A pesquisa da ACATE também apontou que o número de vagas abertas para profissionais com perfil tecnológico crescerá nos próximos dois anos, sendo estimado 5.364 mil em 2022 e 6.687 mil vagas em 2023. 

Os DEVs Full-Stack, Back-End e Front-End, segundo a pesquisa da Acate, são as funções mais demandadas pelas empresas catarinenses e representam mais de 50% dos postos indicados como necessários para os negócios.

Os dados estudo Tech Report 2021, realizado pela Acate e a Neoway com apoio da Finep, revelam que o setor tem 67,8 mil trabalhadores e que Santa Catarina é o quarto maior estado em número de colaboradores no setor de tecnologia brasileiro, atrás de São Paulo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. 

Nos últimos anos, a média de novas vagas no setor se manteve entre 3 a 4 mil novos trabalhadores, com uma redução dessa média para 2,4 mil em 2020. Já em 2021, o setor acumula um primeiro semestre com mais de 6,3 mil vagas geradas. Desde o começo da pandemia, segundo a ACATE, o setor gerou 10 mil novos empregos pelos saldo líquido do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) Caged.

Com mostrou o SC Inova em janeiro, projeto de formação de mão de obra do polo tecnológico da ACATE em Blumenau vai passar de 330 para 1.500 novos profissionais por ano –  desde 2006, o Entra 21 já beneficiou e encaminhou mais de 5 mil jovens para empregos de qualidade no setor.

SERVIÇO: PROGRAMA DEV-TI 

Joinville e Jaraguá do Sul (420 vagas)

A Universidade da Região de Joinville (Univille) e a Católica de Santa Catarina realizarão os cursos presenciais em Joinville e Jaraguá do Sul. 

As inscrições para os cursos de TI da Univille podem ser feitas até 21 de fevereiro pelo telefone (47) 3461-9225 ou pelos e-mails sistemas@univille.br ou engsoftware@univille.br. Já o prazo de inscrição da Católica SC é até 25 de fevereiro. Os interessados podem enviar e-mail para educon@catolicasc.org.br. 

Lages (210 vagas) 

A Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) vai oferecer os cursos presenciais em Lages. As inscrições podem ser feitas até 4 de março pelo e-mail bolsas@troptech.com.br.  

Oeste e Meio-Oeste (210 vagas) 

A Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) vai oferecer os cursos em Joaçaba, São Miguel do Oeste, Videira e Xanxerê. As inscrições podem ser feitas até 31 de março neste link https://www.unoesc.edu.br/images/uploads/publicacoes_legais/Edital_n%C2%BA_04_Forma%C3%A7%C3%A3o_DEV-TI.pdf.

Em caso de dúvidas, entrar em contato conforme a cidade:

Joaçaba: formadevti.jba@unoesc.edu.br 
Setor de Extensão: (49) 3551-2173 

São Miguel do Oeste: formadevti.smo@unoesc.edu.br 
Setor de Extensão: (49) 3631-1014 

Videira: formadevti.vda@unoesc.edu.br 
Setor de Extensão: (49) 3533-4425 

Xanxerê: formadevti.xxe@unoesc.edu.br 
Setor de Extensão: (49) 3441-7016

Rio do Sul (52 vagas) 

O Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi) vai oferecer os cursos presenciais em Rio do Sul. 

As inscrições podem ser feitas até 25 de março pelo site https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfC-I2D3YEucSBN2UaGSlaqYO7Gd8_6_QsPMnQgA1_fStLhwQ/viewform, pelo telefone (47) 3531-6000 ou pelo e-mail fbastos@unidavi.edu.br

Saiba mais sobre cursos gratuitos de desenvolvimento em TI em Santa Catarina em www.fapesc.sc.gov.br/formacao-em-tecnologia/

LEIA TAMBÉM: