Empresas de SC integram inteligência artificial e business intelligence ao turismo nacional

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Empresas de SC integram inteligência artificial e business intelligence ao turismo nacional

Soluções, apresentadas em evento na Capital, ajudam viajantes, empresas e governos a tomar decisões com dados e tecnologias emergentes

Soluções ajudam viajantes, empresas e governos a tomar decisões por meio de uso de dados e tecnologias emergentes, como a IA. Cases foram apresentados em evento recente em Florianópolis (foto). / Crédito: Divulgação


[FLORIANÓPOLIS, 28.06.2023]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br

De que maneira o avanço tecnológico em mercados como turismo e transporte traz também benefícios às cidades com este potencial de negócio? Neste ano, algumas startups que atuam nestas áreas vem apresentando novos produtos e serviços que já são utilizados por viajantes, empresas de todos os portes, governos e entidades de turismo. 

O tema foi debatido no painel “Impulsionando a Economia Local: Tecnologia e Inovação como Vetores de Crescimento no Turismo”, realizado no primeiro dia do Summit Cidades 2023, evento que encerra nesta quarta (28), em Florianópolis, 

Lançada em maio deste ano durante o maior evento de tecnologia do país, o WebSummit Rio, a catarinense TravelBI é uma solução de inteligência de negócios (business intelligence) que ajuda empresas do mercado rodoviário a entender mais profundamente o comportamento do viajante e usar estas informações para tomada estratégica de decisões, como: expansão de rotas, disponibilidade de serviço e precificação dinâmica.  “As empresas que ainda estão presas à forma tradicional de operar vendendo passagens no guichê físico, com preços tabelados e rotas bem definidas, estão perdendo mercado e correm um sério risco de serem deixadas para trás”, explica o CEO José Almeida.

O TravelBI surgiu a partir de outra startup manezinha, a BuscaOnibus, primeiro metabuscador do mercado rodoviário do Brasil, que já atendeu mais de 600 milhões de pesquisas por viagens no Brasil e América do Sul. Neste mês de junho, a BuscaOnibus passou a integrar inteligência artificial em sua plataforma para responder, usando algoritmos generativos, dúvidas dos viajantes que buscam passagens no sistema, que integra dados de mais de 250 viações do país. 

TravelBI, plataforma de inteligência de negócios para o mercado rodoviário
TravelBI, plataforma de inteligência de negócios para o mercado rodoviário, foi lançado durante o Web Summit Rio 2023. / Foto: Divulgação

INTELIGÊNCIA PARA GESTÃO TURÍSTICA

Outro exemplo consolidado é o da startup Smart Tour, criada em Florianópolis em 2018 e que fornece soluções tecnológicas de gestão turística para governos de todas as esferas. “Nosso foco está em ajudar a otimizar a gestão turística, oferecendo dados em tempo real e de alta qualidade que são essenciais para a tomada de decisões eficazes”, resume a CEO Jucelha Carvalho.  

Primeira empresa a ter um projeto aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Inovação de Florianópolis, A Smart Tour lançou recentemente o Sistema Especialista Turístico (SET), um sistema especialista que usa inteligência artificial para resolver problemas complexos que normalmente requereriam a intervenção de um humano especializado. “Os gestores têm acesso a um painel de controle que fornece dados detalhados sobre o fluxo turístico, o perfil de consumo e o comportamento dos turistas, e as avaliações de qualidade dos serviços oferecidos na cidade”, explica a empreendedora.

Jucelha Carvalho, CEO da Smart Tour
Jucelha Carvalho, CEO da Smart Tour: dados em tempo real para gestão turística. / Foto: Divulgação

TECNOLOGIA PARA GOVERNO E MERCADO PRIVADO

Também na área de gestão de dados para destinos turísticos, a Toordata surgiu em Florianópolis, em 2020, com uma solução voltada a governos municipais e hoje também está desenvolvendo soluções para o mercado privado de turismo. “Concentramos em um único ambiente diversas camadas de dados do inventário turístico de um território para utilização de forma estratégica: desde dados gerais (educação, economia) a ofertas turísticas (atrativos, alimentos e bebidas, meios de hospedagem), inteligência de dados sobre empregos e empresas do setor, além do ambiente de pesquisas de demanda”, explica o CEO Carlos Cappelini, um dos sócios-fundadores ao lado de Leo Diniz Treulieb e Renato Tristão. 

A empresa – que conta com 26 municípios como clientes e pretende chegar até o final deste ano a um total de 100 clientes no B2G e 150 no mercado privado – deve lançar no segundo semestre uma ferramenta de inteligência artificial para melhorar a performance da plataforma. Com esses serviços, diz o CEO, a Toordata espera crescimento de 150% no faturamento neste ano.

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