Do escritório para a nuvem: ferramentas cloud ajudam a manter a rotina de trabalho em casa (ou em qualquer lugar)

Voce está em :Home-Cloud, Sociedade-Do escritório para a nuvem: ferramentas cloud ajudam a manter a rotina de trabalho em casa (ou em qualquer lugar)

Do escritório para a nuvem: ferramentas cloud ajudam a manter a rotina de trabalho em casa (ou em qualquer lugar)

Listamos algumas plataformas disponíveis que podem ser fundamentais para a produtividade no home office em tempos de prevenção ao Covid-19.

Listamos algumas plataformas disponíveis que podem ser fundamentais para a produtividade no home office em tempos de prevenção ao Covid-19


[FLORIANÓPOLIS, 16.03.2020]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br  

O avanço dos casos de contaminação pelo Covid-19 pelo Brasil nos últimos dias forçou empresas a mudarem suas rotinas, trocando o trabalho presencial nos escritórios pelo home-office. Hoje, graças à diversidade de plataformas disponíveis e a infraestrutura de dados em nuvem (cloud), é muito mais fácil adaptar a realidade de trabalho utilizando algumas tecnologias, que vão desde o apps de vídeo-conferência até sistemas de gestão e produtividade.

Algumas soluções desenvolvidas pelas maiores empresas de tecnologia do mundo – como Cisco e Google – estão temporariamente abertas para uso sem custos, um estímulo para que as pessoas possam continuar trabalhando apesar das restrições de contato social recentemente estabelecidas no país.

Confira aqui como algumas dessas tecnologias podem te ajudar no home office: 

COMUNICAÇÃO, COLABORAÇÃO & GESTÃO DE PROJETOS

Slack
A ferramenta funciona como um chat e é um espaço de colaboração que conecta times de trabalho, independente da função de cada um. É possível criar diferentes canais que podem ser divididos por projeto e fazer conversas de forma coletiva ou privada.

Monday.com
Ferramenta modular, tem uma série de automatizações que faz a gestão de projetos tradicionalmente organizada em quadros com post-it ir para o ambiente online

Trello
Uma espécie de lista com listas, em estrutura de kanban, que podem ser usadas por uma equipe ou individualmente. Todos os assuntos relacionados a um projeto são exibidos em um quadro específico, com atualização em tempo real.

Asana
Permite planejar e estruturar projetos da forma que mais faça sentido para o time, com definição de prioridades, estabelecimento de prazos, compartilhamento de detalhes e atribuição de tarefas. 

Microsoft Teams

Plataforma unificada de comunicação e colaboração que combina bate-papo, videoconferências, armazenamento de arquivos e integração de aplicativos no local de trabalho. Pode integrar também com centrais VoIP.

VIDEOCONFERÊNCIA

Webex
Em função da pandemia do Covid-19, a Cisco está oferecendo sua ferramenta de videoconferência, Webex, sem limite de uso e com até 100 participantes em uma mesma reunião.

Hangouts Meet
O Google também disponibilizou sua plataforma de reuniões online gratuitamente aos usuários, com possibilidade de reunir mais de 250 pessoas e fazer transmissões ao vivo para mais de 100 mil espectadores, além de gravar e salvar as chamadas no Google Drive. 

Screencastify 
Permite gravar tela e aba do navegador em vídeos de forma rápida, além de compartilhar. Após a gravação, a plataforma gera um link automático para disponibilizar o conteúdo para outras pessoas.

Zoom

Whereby
Plataformas online de videoconferência: oferecem planos gratuitos e pagos para reuniões online, bate-papos, seminários e workshops.

Conhece nosso canal focado em CLOUD COMPUTING? Confira aqui

PRODUTIVIDADE E BEM-ESTAR

NeoCode
Plataforma de gestão que permite visão detalhada – disponíveis em tempo real – das atividades desempenhadas em computadores configurados, agrupando-as como produtivas, neutras e distrações.

TotalVoice
Central telefônica em nuvem com possibilidade de colocar em forma online um fone fixo com vários ramais. 

Doodle
Ajuda a propor horários para uma determinada reunião – e os participantes são convidados a votar no horário mais conveniente – o que ajuda na tomada de decisão sobre quando o encontro será realizado. 

SEGURANÇA

Security Checklist
Um ponto que não pode ser deixado de lado quando se fala em trabalho remoto é a preocupação com a segurança. Além de senhas fortes, é recomendado a autenticação em dois fatores. Esta ferramenta ajuda a avaliar como está a sua segurança.