Criciúma ganha Centro de Inovação nesta sexta-feira, 26

Voce está em :Home-Sociedade-Criciúma ganha Centro de Inovação nesta sexta-feira, 26

Criciúma ganha Centro de Inovação nesta sexta-feira, 26

Maior cidade do Sul do estado passa a integrar a Rede Catarinense de Centros de Inovação com o espaço de tecnologia que vai funcionar no antigo Complexo Educacional Nereu Guidi.

Maior cidade do Sul do estado passa a integrar a Rede Catarinense de Centros de Inovação com o espaço de tecnologia que vai funcionar no antigo Complexo Educacional Nereu Guidi. / Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc


[CRICIÚMA, 25.04.2024]
Redação SC Inova, com informações da UNESC e do Governo do Estado

Demorou mas saiu. A partir desta sexta, 26.04, Criciúma – maior cidade do Sul catarinense – terá seu aguardado Centro de Inovação (Crio), uma obra que a comunidade empreendedora local aguardava há anos e que agora pode ajudar a desenvolver de maneira mais célere o ecossistema da região, uma das poucas de SC que ainda não estava integrada à rede estadual de centros de inovação.

O espaço foi construído pelo Governo do Estado, em parceria com a prefeitura e a Unesc, única Universidade Comunitária da região, que será a encarregada pela administração do empreendimento, localizado no antigo Complexo Educacional Nereu Guidi, entre as ruas Araranguá e Henrique Lage, na área central da cidade. As obras começaram em 2021 e no final daquele ano, como mostrou à época o SC Inova, o comitê de implantação local apresentou o nome e a marca do espaço às lideranças locais.

A cerimônia de inauguração ocorre a partir das 14h, com presença do governador Jorginho Mello e do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), Marcelo Fett. Na ocasião, serão divulgadas as primeiras empresas a ocupar o CRIO. Há a perspectiva do Sebrae se instalar no espaço, assim como a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), que ainda não tem espaço físico no Sul do estado – embora tenha uma representação, na área que abrange desde o município de Garopaba até Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul.  

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o Centro de Inovação terá grande relevância especialmente na economia local e na formação acadêmica. “Do ponto de vista do desenvolvimento socioeconômico da nossa região, ele oportunizará a geração de emprego e de renda, movimentando, assim, a economia e as conexões da nossa cidade e do Sul do estado com as outras regiões. Ele se transforma em um grande fomentador do empreendedorismo”, explica. 

Entre as contribuições de um Centro de Inovação, está o desenvolvimento regional e de inovações por meio de negócios, além de oferecer instalações, serviços e recursos compartilhados e promover a cultura e conexão de inovação e empreendedorismo.

SERVIÇO:

O que: Inauguração do Centro de Inovação Criciúma (Crio)
Quando: Sexta-feira (26/04)
Hora: 14h
Onde: No CRIO, entre as ruas Araranguá e Henrique Lage