Centros de Inovação de Joinville e Chapecó assinam acordo de cooperação entre ecossistemas regionais

Voce está em :Home-Inovadores-Centros de Inovação de Joinville e Chapecó assinam acordo de cooperação entre ecossistemas regionais

Centros de Inovação de Joinville e Chapecó assinam acordo de cooperação entre ecossistemas regionais

Parceria entre Ágora Tech Park e Pollen Parque Científico e Tecnológico pretende fomentar rede de mentores e apoio a projetos e startups.

Parceria entre Ágora Tech Park (foto) e Pollen Parque Científico e Tecnológico será oficializada durante o Encontro de Centros de Inovação, que acontece no dia 01/10, em Joinville. Objetivo é fomentar rede de mentores e apoio a projetos e startups destas regiões.


[JOINVILLE, 30.09.2021]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br

Pela primeira vez em Santa Catarina, dois parques tecnológicos regionais terão um acordo de cooperação para desenvolvimento conjunto de projetos voltados à inovação e apoio a startups. O Ágora Tech Park, centro de inovação de Joinville, e o recém-inaugurado Pollen Parque Científico e Tecnológico, com sede em Chapecó, assinam no dia 01 de Outubro, um termo de cooperação durante o 3o. Encontro dos Centros de Inovação, que acontece no Ágora.

O acordo prevê, entre outras iniciativas, cooperação para formação de uma rede de mentores com objetivo de auxiliar o desenvolvimento de startups, capacitações e troca de experiências. Também será disponibilizado espaço e conexões para startups incubadas em ambos os ecossistemas, rodadas de pitch (apresentação de empresas inovadoras) para startups e investidores que possuem relação tanto com o Ágora quanto com o Pollen, além de colaboração na divulgação e elaboração de projetos para captação de recursos para pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).

Inaugurado em 2019 em Joinville, o Ágora é um empreendimento privado localizado no Perini Business Park – maior parque multissetorial da América Latina, com cerca de 250 empresas instaladas – e é conveniado à Rede de Centros de Inovação do governo de Santa Catarina. Conta com três prédios – HUB, MOB e DAT – no qual estão instaladas dezenas de  empresas, startups, incubadora e sedia unidades de associações como ACATE, FIESC e SEBRAE, entre outras.

“É uma oportunidade para fortalecer e construir um relacionamento baseado em inovação entre duas regiões de grande importância econômica no Sul do país. Trata-se de um modelo que pode se expandir a outros ecossistemas, integrando mercado, comunidade acadêmica de forma a gerar inovação na prática”, comenta Emerson Edel, presidente do Instituto Ágora. 

Hoje, 25 empresas estabelecidas e 21 startups fazem parte do Pollen Parque Científico e Tecnológico, inaugurado em agosto, em Chapecó.

O Pollen Parque Científico e Tecnológico, inaugurado no início de agosto, foi construído com recursos do Governo do Estado em parceria com a prefeitura de Chapecó e tem gestão da Unochapecó. Hoje, 25 empresas estabelecidas e 21 startups fazem parte do Pollen Parque, 80% delas já estão instaladas. 

“Essa parceria é importante para aproximar os dois Parques, criando uma rede de compartilhamento de conhecimento, projetos e ideias entre os profissionais e pesquisadores envolvidos. É a partir da união de esforços que vamos gerar uma iniciativa forte e consistente que possa ser compartilhada com toda a rede de inovação”, comenta o professor e diretor do Pollen Rodrigo Barichello.

O acordo de cooperação também prevê o compartilhamento  de informações estratégicas e dados sobre programas e projetos dos dois ambientes, além da estruturação de um projeto de indicadores para habitats de inovação. A iniciativa em conjunto visa a contribuição de Chapecó na estruturação de um núcleo específico para atuação em projetos, captação de recursos e prestação de serviços na unidade de Joinville. 

LEIA TAMBÉM: