Centro de inovação do Hospital Dona Helena anuncia projetos em parceria com startups

Voce está em :Home-Inovadores, Joinville-Centro de inovação do Hospital Dona Helena anuncia projetos em parceria com startups

Centro de inovação do Hospital Dona Helena anuncia projetos em parceria com startups

Organa Biotech e Nick Saúde vão incubar no InovaDona, em Joinville (SC), projetos de mapeamento de pegada de carbono e gerenciamento de dados para saúde

Catarinense Organa Biotech e a paulista Nick Saúde vão incubar no InovaDona, em Joinville (SC), seus projetos de mapeamento de pegada de carbono e gerenciamento de dados para instituições de saúde, respectivamente. / Foto: Divulgação


[JOINVILLE, 16.03.2023]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

Em sete meses de operação, o InovaDona, centro de inovação com foco na saúde do futuro mantido pelo Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), contabiliza um total de 60 projetos em andamento. São ações voltadas à inovação, aberta ou fechada, em campos como neurologia, nanotecnologia, medicina regenerativa, inteligência artificial, Metaverso e Lean Healthcare – modelo de gestão hospitalar inspirado na indústria. A unidade firmou duas parcerias com healthtechs (startups de saúde): a paulista Nick Saúde e a catarinense Organa Biotech.

“Estamos incubando startups e trazendo toda sua expertise para o desenvolvimento de soluções que respondam às dores do mercado”, afirma Chander Turcatti, gerente do InovaDona, sediado no Ágora Tech Park.

Sediada em São José dos Campos, o negócio da Nick Saúde é a jornada digital de atendimento ao paciente. Em conexão com os sistemas de gerenciamento de dados dos hospitais, o sistema permite reduzir desperdícios e perdas de produtividade, e aumentar o engajamento e a fidelidade do paciente.

“Nossa plataforma coleta e compartilha informações de saúde em tempo real para tornar o atendimento mais simples, eficaz e empático”, resume Flávia Quintanilha, CEO da startup. Com esse instrumento, diz ela, a qualidade dos dados que embasam a gestão se torna mais precisa. “Com estratégias de gestão de Saúde 4.0 e a utilização estratégica dos dados, a jornada atuará como parceira do paciente no cuidado e acompanhamento da saúde.”

Em outra frente, a aproximação com a Organa Biotech, de Joinville, mira no mapeamento da pegada de carbono, balizada no protocolo internacional GHC. Para Pedro Garcia, diretor da startup, a parceria representa uma “virada de chave” na empresa, criada durante o Startup Weekend de 2019 atuando, inicialmente, na conversão de resíduos orgânicos alimentares das indústrias em um produto. “O InovaDona nos mostrou o potencial de serviços agregados à nossa solução”, afirma Pedro. 

A startup atende o hospital com o mapa de emissões e inventário de emissões de gás carbônico (CO2), buscando prover a organização indicadores para tomada de decisões estratégicas importantes, e potenciais áreas para implantação de projetos de crédito de carbono após a realização do primeiro diagnóstico. A partir dessa ação, oferece consultoria a organizações interessadas em mapear, também, a chamada pegada de carbono.

Em setembro passado, como acompanhou e noticiou o SC Inova, o Hospital Dona Helena anunciou parceria com a Bossanova Investimentos para criação de um fundo para apoiar projetos inovadores que serão previamente selecionados e testados pela tradicional instituição de saúde do Norte catarinense. 

LEIA TAMBÉM: