Recentemente adquirida, plataforma catarinense – pioneira de metabusca no Brasil – aposta na crescente demanda de turistas do Mercosul para impulsionar presença fora do país, diz o CEO e fundador José Almeida. / Foto: Betina Humeres (Divulgação)
[FLORIANÓPOLIS, 15.04.2025]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br
Recém-adquirida pela DeÔnibus, empresa do grupo global Travelier, a plataforma catarinense BuscaOnibus — pioneira em metabusca para o mercado rodoviário no Brasil — traça uma nova estratégia de crescimento. Após consolidar sua posição no país, a empresa mira sua expansão internacional, com ênfase na América Latina.
Fundada em Florianópolis em 2009, a plataforma ganhou projeção nacional durante a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, ao facilitar a busca por rotas rodoviárias em todo o país. Agora, ao completar 16 anos, a empresa aposta na alta de turistas sul-americanos como motor de expansão. Em janeiro de 2024, mais de 870 mil argentinos visitaram o Brasil, respondendo por 58,6% do total de visitantes estrangeiros no período, segundo dados do governo federal.
“A Argentina é um mercado promissor para o modelo de metabuscadores. O país conta com duas grandes OTAs (online travel agencies) que dominam o setor, enquanto no Brasil o mercado é mais pulverizado e tende à consolidação de grandes players internacionais. Em um cenário como esse, uma plataforma que centraliza informações sobre trajetos, preços e horários pode ser extremamente benéfica para os viajantes”, afirma José Almeida, CEO e fundador do BuscaOnibus.
A aposta na Argentina se fortalece pela presença consolidada do grupo Travelier no país, que controla a Plataforma 10 – uma das principais OTAs locais – e a Sisorg, empresa especializada em sistemas de gestão de transporte (TMS). A sinergia entre essas operações cria um ecossistema propício para ampliar o alcance do BuscaOnibus na região.
Levantamento realizado pela plataforma em fevereiro aponta que o fluxo de turistas do Mercosul está concentrado nas capitais e nos principais destinos do Sul e Sudeste do Brasil, com destaque para Florianópolis, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. A capital catarinense, sede da empresa, também tem registrado aumento no número de voos internacionais, especialmente para destinos na Europa e América Latina, o que estimula o uso de diferentes modais de transporte na jornada dos turistas.
“Esses dados são essenciais para entender os padrões de deslocamento e embasar estratégias de negócios, especialmente no setor de turismo. Em 2025, queremos impulsionar essas conexões e facilitar o acesso dos viajantes sul-americanos às melhores opções para suas viagens, tanto nacionais quanto internacionais”, complementa Almeida.
Paralelamente à expansão regional, a empresa também investe na melhoria da experiência dos usuários. Um dos lançamentos mais recentes é o aplicativo para iOS, desenvolvido para atender uma demanda crescente: mais de 85% dos acessos à plataforma já ocorrem via dispositivos móveis, sendo que usuários de iPhones representam cerca de 30% do tráfego online. “Este dado mostra uma mudança no perfil do viajante, com um grande número de pessoas de média e alta renda também viajando de ônibus”, conclui o CEO.
LEIA TAMBÉM:
SIGA NOSSAS REDES