Após aquisição, traveltech BuscaOnibus aposta em expansão no mercado rodoviário da América Latina

Voce está em :Home-Inovadores-Após aquisição, traveltech BuscaOnibus aposta em expansão no mercado rodoviário da América Latina

Após aquisição, traveltech BuscaOnibus aposta em expansão no mercado rodoviário da América Latina

Plataforma catarinense aposta na crescente demanda de turistas do Mercosul para impulsionar presença fora do país, diz o CEO José Almeida

Recentemente adquirida, plataforma catarinense – pioneira de metabusca no Brasil – aposta na crescente demanda de turistas do Mercosul para impulsionar presença fora do país, diz o CEO e fundador José Almeida. / Foto: Betina Humeres (Divulgação)


[FLORIANÓPOLIS, 15.04.2025]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br

Recém-adquirida pela DeÔnibus, empresa do grupo global Travelier, a plataforma catarinense BuscaOnibus — pioneira em metabusca para o mercado rodoviário no Brasil — traça uma nova estratégia de crescimento. Após consolidar sua posição no país, a empresa mira sua expansão internacional, com ênfase na América Latina.

Fundada em Florianópolis em 2009, a plataforma ganhou projeção nacional durante a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, ao facilitar a busca por rotas rodoviárias em todo o país. Agora, ao completar 16 anos, a empresa aposta na alta de turistas sul-americanos como motor de expansão. Em janeiro de 2024, mais de 870 mil argentinos visitaram o Brasil, respondendo por 58,6% do total de visitantes estrangeiros no período, segundo dados do governo federal.

“A Argentina é um mercado promissor para o modelo de metabuscadores. O país conta com duas grandes OTAs (online travel agencies) que dominam o setor, enquanto no Brasil o mercado é mais pulverizado e tende à consolidação de grandes players internacionais. Em um cenário como esse, uma plataforma que centraliza informações sobre trajetos, preços e horários pode ser extremamente benéfica para os viajantes”, afirma José Almeida, CEO e fundador do BuscaOnibus.

A aposta na Argentina se fortalece pela presença consolidada do grupo Travelier no país, que controla a Plataforma 10 – uma das principais OTAs locais – e a Sisorg, empresa especializada em sistemas de gestão de transporte (TMS). A sinergia entre essas operações cria um ecossistema propício para ampliar o alcance do BuscaOnibus na região.

Levantamento realizado pela plataforma em fevereiro aponta que o fluxo de turistas do Mercosul está concentrado nas capitais e nos principais destinos do Sul e Sudeste do Brasil, com destaque para Florianópolis, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. A capital catarinense, sede da empresa, também tem registrado aumento no número de voos internacionais, especialmente para destinos na Europa e América Latina, o que estimula o uso de diferentes modais de transporte na jornada dos turistas.

“Esses dados são essenciais para entender os padrões de deslocamento e embasar estratégias de negócios, especialmente no setor de turismo. Em 2025, queremos impulsionar essas conexões e facilitar o acesso dos viajantes sul-americanos às melhores opções para suas viagens, tanto nacionais quanto internacionais”, complementa Almeida.

Paralelamente à expansão regional, a empresa também investe na melhoria da experiência dos usuários. Um dos lançamentos mais recentes é o aplicativo para iOS, desenvolvido para atender uma demanda crescente: mais de 85% dos acessos à plataforma já ocorrem via dispositivos móveis, sendo que usuários de iPhones representam cerca de 30% do tráfego online. “Este dado mostra uma mudança no perfil do viajante, com um grande número de pessoas de média e alta renda também viajando de ônibus”, conclui o CEO.

LEIA TAMBÉM: