Projeto iniciado em abril de 2022 já tem 4 mil usuários, 500 zeladores e executou 60 mil serviços de limpeza e educação ambiental na capital catarinense. Em março, representará o país no South by Southwest (SXSW), em Austin (EUA). / Foto: Divulgação
[FLORIANÓPOLIS, 20.01.2023]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
A AMA (Agentes do Meio Ambiente), startup que promove sustentabilidade e empreendedorismo através da tecnologia, nasceu no Paraná e esteve em operação em Maringá, Paranaguá e Cianorte, mas Florianópolis foi a primeira Capital do país a adotar o programa.
Atualmente são mais de 4 mil usuários na rede social e cerca de 500 zeladores ativos na capital catarinense. Desde abril, quando foi implementado, foram executados cerca de 60 mil serviços como varrição de ruas, capina, limpezas de bocas de lobo e atividades de Educação Ambiental, com conscientização dos moradores.
A solução AMA integra dois aplicativos: um de zeladoria pública e outro que conecta usuários comprometidos com o cuidado com o meio ambiente e mudança de hábitos que visam comportamentos mais sustentáveis em casa, na comunidade e na cidade. A solução foi vencedora no Climate Smart Cities Challenge, um desafio internacional promovido pela ONU-Habitat e a Agência de Inovação da Suécia (Viable Cities).
De acordo com o prefeito de Florianópolis, Topazio Neto, o AMA promove a limpeza urbana de maneira complementar ao trabalho do serviço regular de coleta de lixo, feito pela Comcap. “Com a zeladoria, estamos juntando três coisas muito caras para Florianópolis: tecnologia, sustentabilidade e geração de oportunidade de emprego e renda. Sabemos o trabalho que a Comcap faz mas que não consegue chegar a todos lugares que a população deseja. Vamos levar o cuidado urbano e a educação ambiental para lugares que nunca imaginaram que poderiam ter”, afirmou em reunião nesta semana com a equipe do AMA e do Curitiba Smart Neighborhoods, que venceram o desafio global de smart cities.
ESTÍMULO À ECONOMIA CIRCULAR
O aplicativo AMA está disponível para download na Apple Store e Google Play. Na rede social, uma série de ações são propostas, que podem ser convertidas em prêmios e cashbacks que estimulam a economia circular em pequenos negócios locais cadastrados.
No serviço de zeladoria urbana, cada AMA é cadastrado para desempenhar tarefas em uma microárea definida em conjunto com a prefeitura. Ele tem a responsabilidade de cuidar do meio ambiente, fazer a limpeza, educar moradores, reportar possibilidades de melhorias e fiscalizar os serviços públicos.
As tarefas dos zeladores são definidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, inseridas e geridas no aplicativo pela empresa contratada. A plataforma fornece controle georreferenciado de ordens de serviço, registros fotográficos, monitoramento, rastreabilidade e relatórios customizados.
O zelador ambiental é contratado como microempreendedor individual (MEI). As atividades são realizadas na região onde mora, com horário reduzido e flexível que permite uma renda de até R$ 1,1 mil por mês.
PLATAFORMA É FINALISTA EM EVENTO MUNDIAL DE INOVAÇÃO
A AMA está entre as duas empresas brasileiras selecionadas pela primeira vez para o SXSW Pitch. O evento é o mais importante do South by Southwest (SXSW) Conference & Festivals, onde as principais startups de todo o mundo apresentam inovações tecnológicas.
Das 731 empresas que se inscreveram para apresentar no SXSW Pitch 2023, o AMA foi selecionado entre os 40 finalistas em oito categorias distintas. A solução também foi vencedora no Climate Smart Cities Challenge em 2022, um desafio internacional promovido pela ONU-Habitat e a Agência de Inovação da Suécia (Viable Cities).
“Participar do SXSW é a confirmação da relevância do nosso projeto para o desenvolvimento e a sustentabilidade das cidades em perspectiva internacional. O festival é o principal encontro de inovação e tecnologia do mundo e ser selecionado para apresentar o AMA em um pitch é uma grande responsabilidade para nosso time”, afirma o CEO do AMA, Marcelo Crivano.
CONHEÇA NOSSO CANAL DE CIDADES INTELIGENTES
SIGA NOSSAS REDES