A vez dos veículos elétricos em cidades catarinenses

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A vez dos veículos elétricos em cidades catarinenses

Em Joinville e Jaraguá do Sul (foto), já está disponível um serviço de compartilhamento de e-bikes e patinetes por meio do aplicativo GoMoov.

Em Joinville e Jaraguá do Sul (foto), já está disponível um serviço de compartilhamento de e-bikes e patinetes por meio de aplicativo. Projeto da startup GoMoov é levar um modelo de micro mobilidade sustentável e que seja “plugável” aos sistemas urbanos de transporte. / Foto: Divulgação GoMoov


[16.07.2021]
Por Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br 

Moradores de duas cidades do Norte de Santa Catarina já contam com um novo modelo de deslocamento urbano, elétrico e sustentável. Em Joinville e Jaraguá do Sul, a startup GoMoov oferece dezenas de e-bikes e patinetes para aluguel por minuto, por meio de aplicativo, para viagens rápidas  ou como alternativa de complemento ao percurso diário.

A inovação foi desenvolvida seguindo princípios da mobilidade urbana compartilhada definidos pela World Resources Institute (WRI) e se difere de outras experiências internacionais de mobilidade por estar “plugado” aos aplicativos do transporte coletivo, mas sem vínculo contratual direto com prefeituras. 

“É um modelo de franquia, escalável, com foco nas demandas de operadores de sistemas de transporte, empresas e o próprio poder público, no conceito de Mobilidade como Serviço (Mobility as a Service – MaaS). Queremos levar às cidades um modal sustentável e que seja ‘plugável’ aos sistemas urbanos de transporte”, ressalta Jean Cardoso, CEO da GoMoov. 

Para 2022 a empresa pretende chegar a outras 25 cidades brasileiras e, em cinco anos, o projeto é alcançar 660 municípios e se consolidar como “o maior projeto de mobilidade inteligente inclusivo na América Latina”. 

A primeira cidade a receber o serviço foi Joinville, cidade sede da startup, com piloto em funcionamento desde fevereiro deste ano. Atualmente, são 130 veículos elétricos em utilização no município. Em Jaraguá, são 70 veículos elétricos disponíveis em diversos pontos da cidade (e que podem ser localizados pelo app, disponível para Android e iOS), a um custo de R$ 3 pelos primeiros seis minutos e, a partir disso, R$ 0,50 por minuto. Um dos diferenciais é o sistema de “paradinha“, que permite ao usuário manter o veículo locado e pagando pelo tempo da reserva enquanto realiza alguma tarefa – como ir à padaria ou farmácia, por exemplo – até concluir seu percurso.

“Existem iniciativas semelhantes rodando em cidades como Los Angeles, Pittsburgh, Cidade do México, Montreal, Helsinque e Buenos Aires, mas em muitos desses casos trata-se de uma iniciativa do poder público. Nenhum destes, porém, é dockless (sem obrigatoriedade de deixar o veículo em um “dock”, ou estação), elétrico e multimodal. Para países em desenvolvimento, é o modelo mais adequado para estimular novos hábitos de mobilidade”, ressalta o CEO. A solução também conta com foco socioambiental, ao se posicionar como um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU na diretriz de Cidades e Comunidades. 

Para higienização dos equipamentos, é utilizado um desinfetante para superfícies com ação bactericida, fungicida e esporicida de ação prolongada com duração ativa de 90 dias (SD-ST) – a tecnologia à base de Silano (composto químico derivado do silício) permite que o produto fique colado molecularmente à superfície. O produto é fabricado no Estados Unidos e possui registro na Anvisa – com eficácia comprovada de eliminação de 99,99% dos organismos. 

Em 2020, a GoMoov foi a finalista brasileira do Annual Investment Meeting, em Dubai, uma das mais tradicionais competições de inovação do mundo, que envolveu projetos de mais de 70 países.

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