Construção civil: a guinada da Weber para o mercado de smart cities

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Construção civil: a guinada da Weber para o mercado de smart cities

Nos últimos anos, empresa de SC derivou seus negócios do modelo tradicional de incorporação para a construção de ambientes inteligentes.

Nos últimos seis anos, empresa com sede em Braço do Norte, no sul de Santa Catarina, derivou seus negócios do modelo tradicional de incorporação para a construção de ambientes inteligentes. / Imagem: Divulgação


[FLORIANÓPOLIS, 18.04.2023]
Redação SC Inova,
scinova@scinova.com.br 

Em uma área de 400 mil metros quadrados localizada em um dos principais entroncamentos logísticos de Criciúma (SC), um audacioso projeto imobiliário pretende se consolidar como um indutor do desenvolvimento planejado na maior cidade do Sul catarinense. A construção de uma cidade inteligente privada, que espera concentrar 15 mil pessoas nos próximos 5 a 7 anos na região, é a menina dos olhos da Weber Empreendimentos, empresa que há 36 anos atua no setor de construção civil e incorporação.

Mas desde 2017, na busca por entender a transformação digital no setor, passou a apostar em uma metodologia de criar não apenas imóveis, mas ambientes inteligentes. Além do projeto em Criciúma – que envolve além das unidades residenciais, a instalação de facilities (supermercado, posto de combustível e uma escola com pegada de inovação, entre outros) – a Weber está construindo espaços smart em outras regiões de Santa Catarina (Tubarão, Araranguá, Orleans, Passo de Torres) e Rio Grande do Sul (em Guaíba, na Grande Porto Alegre). No projeto gaúcho, a empresa estima impactar diretamente 20 mil pessoas quando estiver em plena operação – com um valor geral de vendas (VGV) em torno de meio bilhão de reais.

“Nos últimos anos, temos nos posicionado como uma empresa com foco em cidades inteligentes – e além da expertise em verticalização, estamos dedicados ao desenvolvimento de novos negócios”, disse o CEO Fernando Weber, em entrevista ao SC Inova. Um desses movimentos foi criar um ecossistema próprio de empresas, como a Strive Design de Negócios (responsável por desenvolver novos projetos) e a Fábula Educação, para agregar as instituições de ensino que serão conectadas aos espaços que estão sendo construídos. 

empresa criou fundo com R$ 10 milhões para desenvolver os próprios ambientes.
Projeto no bairro São Luiz, em Criciúma: empresa criou fundo com R$ 10 milhões para desenvolver os próprios ambientes. / Imagem: Divulgação

ESTRUTURA PARA CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS

“Toda essa necessidade de desenvolver uma cidade inteligente passa pela necessidade de ativar de forma mais rápida nosso ambiente. A partir da Strive criamos vários negócios, desde redes de postos de combustíveis, academia, escolas, universidades, com o propósito de retroalimentar nosso ecossistema”, ressalta o CEO. Recentemente, a Weber criou um fundo próprio (uma joint venture) para investir até R$ 10 milhões em cada empreendimento, “para termos a capacidade de criar algo mais segmentado para cada projeto”. 

Em Criciúma, a primeira ativação do projeto de smart city será com a escola Lumiar, ainda neste mês, que terá como diferencial uma metodologia utilizada em países como EUA, Inglaterra, Holanda e Portugal. Recentemente, a empresa fez uma apresentação do projeto a pais e familiares da região. “Algumas habilidades não eram levadas em conta há pouco tempo e, agora, são extremamente importantes para que consigamos lidar com este mundo, tão novo e dinâmico. É preciso colaborar, gerenciar o tempo, compreender o espaço, priorizar o que importa, lidar com imprevistos, ter autonomia, agir de forma ética. A Lumiar vem para Criciúma formar cidadãos que atuem de forma autoral, consciente e responsável”, ressaltou Graziela Lopes, diretora geral da Lumiar Brasil, durante o encontro. 

Na visão de Fernando Weber, o projeto no Sul catarinense tende a gerar um salto econômico para a região. “Buscamos um espaço estratégico, no bairro São Luiz, próximo à prefeitura e às rodovias que dão acesso a outros municípios, além da BR-101. Será um hub com potencial gigantesco para negócios, além da qualidade de vida”, ressalta.

De olho em tendências e oportunidades, a empresa recentemente participou do Smart City Expo Curitiba, para conhecer tecnologias serviços para agregar nos projetos –  – e também participam de um squad no pioneiro MBI para Smart Cities, iniciativa da FIESC e que inicia em maio (leia abaixo). A expectativa é que, com todos os empreendimentos em operação, cerca de 50 mil pessoas morem nos ambientes smart desenvolvidos pela empresa catarinense. 

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